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Autarca de Tondela quer afirmar o Caramulo no mapa do turismo internacional

Apresentação do reposicionamento turístico do território teve lugar no Museu do Caramulo, onde foram apresentadas propostas como a criação de um selo de origem autêntica e a inclusão do Museu da Estância Sanatorial

 Autarca de Tondela quer afirmar o Caramulo no mapa do turismo internacional - Jornal do Centro
04.02.25
fotografia: Jornal do Centro
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 Autarca de Tondela quer afirmar o Caramulo no mapa do turismo internacional - Jornal do Centro
04.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
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Apresentação posicionamento marca Caramulo 1 Autarca de Tondela quer afirmar o Caramulo no mapa do turismo internacional - Jornal do Centro

O Museu do Caramulo recebeu a apresentação do reposicionamento da marca “Caramulo”, esta segunda-feira. Orientada pela presidente da câmara de Tondela, Carla Borges, a cerimónia contou, de modo digital, com um discurso do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. A líder do executivo aproveitou a ocasião para relembrar o desejo de conquistar o selo de património imaterial da UNESCO.

“Este é um trabalho desenvolvido no âmbito do plano estratégico da marca Tondela iniciado em 2024 e que entre outras matérias versou sobre a marca Caramulo”, começou por explicar Carla Borges. “O que vos apresentamos hoje não é um diagnóstico, pois esses há muito estão feitos, mas sim um documento que reflete aquilo que entendemos dever ser o posicionamento estratégico da marca Caramulo. Este projeto resultou de um trabalho intenso de avaliação do território de variadas vertentes”, afirmou a autarca, salientando que nesta fase inicial foram ouvidos alguns agentes locais, como o Museu Caramulo e a Junta de Freguesia do Guardão, pretendendo-se agora que esta auscultação seja alargada aos restantes agentes promotores do território.

Assumindo que tanto a vila como a serra do Caramulo já possuem “as bases para serem um dos melhores destinos turísticos do mundo”, o município de Tondela traçou uma estratégia ancorada em três eixos.

O primeiro vetor, intitulado “Sano”, pretende posicionar o Caramulo como um destino de referência para o bem-estar físico e mental, valorizando o legado sanatorial e o espaço natural da serra. A ideia passa por aproveitar o “potencial curativo dos ares Caramulo”, que se tornaram conhecidos no século XX na luta contra a tuberculose, nomeadamente para a realização de retiros de saúde e bem-estar, oferecendo experiências ligadas à prática de mindfulness, yoga e caminhadas pelos trilhos naturais da serra.

Entre as ações previstas neste campo estão a realização de um estudo científico que comprove a pureza do ar do Caramulo e os seus benefícios para a saúde. Além disso, está prevista a criação de um itinerário de pontos de relaxamento na serra, como locais estratégicos com bancos e sinalização para meditação, leitura ou contemplação e ainda a constituição de uma rede de embaixadores, com figuras públicas e influenciadores digitais que partilhem experiências autênticas e inspiradoras sobre a serra.

A segunda área, “Autêntico”, foi pensada com o objetivo de alinhar o destino do Caramulo às tendências de “viagens no tempo”, reforçando a montanha e a vila como locais de autenticidade, onde o passado e o futuro coexistem, através da valorização da cultura, da arte, da gastronomia e das tradições locais, preservando a herança da serra e envolvendo a comunidade. O Museu da Estância Sanatorial, que contará a história daquele que foi um dos maiores complexos de cura contra a tuberculose na Península Ibérica, é um dos projetos integrados neste eixo.

Está ainda projetada a criação de roteiros históricos pela vila que passarão por vários pontos, como os antigos sanatórios. Para preservar a memória do antigamente e garantir a autenticidade do destino serão recolhidas as histórias, tradições e saberes locais da comunidade. Este plano de ação procura ainda a conquista do selo de património imaterial da UNESCO pelo Caramulo, a capacitação de produtores, empresários e residentes, assim como a criação de selo de origem autêntica para os produtos genuínos do território.

A terceira e última dimensão, denominada de “Natural”, procura fazer do Caramulo um exemplo de sustentabilidade, com foco na conservação ecológica, turismo sustentável e revitalização ambiental.

O Caramulo Green Mountain é uma das ações previstas neste eixo. Este projeto pretende implementar estratégias de prevenção de incêndios na serra, com a criação de faixas de proteção e a gestão da vegetação para reduzir riscos. Além da limpeza de matos e a plantação de espécies autóctones resistentes ao fogo, serão realizadas ações de sensibilização com a comunidade local, turistas e agentes turísticos, para divulgar as melhores práticas de prevenção e segurança.

Os Viveiros do Caramulo também serão alvo de uma atenção especial, estando projetada a revitalização das infraestruturas existentes e o reforço do seu papel na comunidade e turistas. O plano de ação prevê ainda certificar o Caramulo como destino sustentável, assim como a constituição, em colaboração com universidades e organizações ambientais, do “Caramulo Lab”, um projeto de investigação, análise de dados e sensibilização ambiental dedicado à conservação da biodiversidade da serra.

“Vamos acelerar o Caramulo. Não queremos um projeto de gaveta. Estamos a construir uma autêntica plataforma de valorização da serra, com o objetivo claro de valorizar, ativar e alavancar a marca, beneficiando todo o concelho e região. Queremos promover a melhoria da qualidade de vida e bem-estar do território, captar e potenciar investimentos, melhorando infraestruturas e recursos. Vamos posicionar o Caramulo no mapa do turismo internacional”, concluiu Carla Antunes Borges.

Através de uma mensagem de vídeo, o secretário e Estado do Turismo, Pedro Machado, teceu elogios a esta estratégia do executivo municipal, salientando que se trata de uma “oportunidade para podermos crescer com equilíbrio, coesão e que estes territórios possam desenvolver novos modelos de negócio”. O secretário de Estado salientou ainda que esta nova estratégia deve ser capaz de “captar novos elementos e novos modelos de negócio” para a região.

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