Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde

Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde

Dois membros de grupo que assaltou empresas em vários concelhos do país foram condenados a 12 e 9 anos de prisão

 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro
10.02.25
Jornal do Centro
partilhar
 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro
10.02.25
pub
 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro

O Tribunal de Penafiel condenou a 12 anos e nove anos de prisão dois homens por integrarem um grupo que realizou diversos assaltos a empresas do país, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP). Os assaltos aconteceram em vários concelhos do país, incluindo Viseu e Mangualde.

Além destes locais, os assaltos ocorreram nos concelhos de Amarante, Paredes, Felgueiras, Lousada, Póvoa de Varzim e Marco de Canaveses (distrito do Porto), Ponte de Lima (Viana do Castelo), Vale de Cambra e Santa Maria da Feira (Aveiro), Macedo de Cavaleiros (Bragança), Barcelos (Braga), Pombal (Leiria) e Proença-a-Nova (Castelo Branco).

Em comunicado publicado no domingo (9 de fevereiro) na sua página de Internet, a PGRP refere que os arguidos foram condenados pela prática, em coautoria, de um crime de associação criminosa e 17 crimes de furto qualificado.

Os dois arguidos foram ainda condenados na pena acessória de expulsão do território nacional, com a consequente interdição de regressar ao país por cinco anos, após a expulsão, e terão de pagar solidariamente ao Estado 196.001,82 euros, correspondendo à vantagem obtida com a prática dos referidos crimes.

O acórdão, datado de 27 de janeiro, considerou provado que os dois homens faziam parte de um grupo que entre o final de 2018 e os primeiros meses de 2019 assaltou diversas empresas de onde retiraram materiais de cobre, máquinas industriais, artigos informáticos e eletrónicos, como computadores, ‘tablets’, telemóveis, máquinas, e ainda quantias monetárias que encontrassem.

Foi ainda dado como provado que todos os membros desse grupo são de origem romena, tendo-se mudado desde Espanha, local onde residiam anteriormente, para a zona de Adoufe, em Vila Real, onde arrendaram três residências e um armazém.

Segundo o tribunal, o grupo atacava sempre de noite e demonstrava “organização e método”, tendo como resultado da atividade por si levada a cabo alcançado “elevados proventos económicos”, não sendo conhecida, à exceção de um arguido, qualquer atividade remunerada.

Um dos arguidos mantém-se sujeito à medida de coação de prisão preventiva e o outro arguido encontra-se preso, em cumprimento de pena, à ordem de outro processo.

Ainda segundo a Procuradoria, o processo no âmbito do qual estes dois arguidos, juntamente com um terceiro, foram julgados e condenados resultou da separação de um outro processo no âmbito do qual estão acusados mais três arguidos pela prática da mesma factualidade e que ainda aguarda os ulteriores termos do processo. A separação de processos ficou a dever-se à urgência por reclusão dos arguidos agora condenados.

pub
 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Prisão para membros de grupo que assaltou empresas em Viseu e Mangualde - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar