policia-judiciaria
capicua
DSC05814
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
autarquicas 2025
autárquicas 25
psd
cruzeiro-rio-douro-novo-3
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia

Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia

Dacian Spring 25 reúne militares de vários países. Militares do quartel de Viseu integraram equipa de planeamento

Micaela Costa
 Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia - Jornal do Centro
17.02.25
fotografia: Exército
partilhar
 Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia - Jornal do Centro
17.02.25
Fotografia: Exército
pub
 Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia - Jornal do Centro

Três militares do Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, integraram a equipa de planeamento do exercício da NATO Dacian Spring 25, que vai reunir na Roménia milhares de soldados de vários países.

O militares fazem parte do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas, do RI14, e foram integrados no comando da Brigada Multinacional South-East, em Craiova, na Roménia, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro.

Além de soldados portugueses, a preparação do exercício contou com a presença de militares da Roménia, Itália, Hungria, Polónia, Bulgária e Espanha.

Segundo o Exército, o exercício pretende simular “cenários de combate exigentes e ajustados à realidade, a fim de testar a capacidade de resposta a situações de crise, em contexto multinacional”.

O Dacian Spring 25 tem ainda como objetivo “fortalecer a cooperação e interoperabilidade entre as Forças Armadas dos países da Aliança Atlântica”.

Já em Viseu, está a ser aprontada a 7.ª Força Nacional, que será projetada para a Roménia no final do primeiro semestre deste ano. Em treinos estão 200 militares das várias unidades do Exército e de outros ramos das Forças Armadas. A missão desta força é “reforçar a presença militar no flanco leste da Aliança Atlântica, contribuindo para a defesa territorial desta organização”.

São já várias as forças que têm saído de Viseu rumo à Roménia, nomeadamente a 1ª Força projetada em abril de 2022, a 3ª Força que saiu em abril de 2023, acompanhada da 4ª Força Nacional e a 5ª Força Nacional, a mais recente, que foi projetada em fevereiro do ano passado.

pub
 Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar