chamito académico de viseu
aldeia povoa dao
manuel_cordeiro
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Alerta de chuva forte e queda de neve para o Carnaval

Alerta de chuva forte e queda de neve para o Carnaval

Proteção Civil emitiu esta sexta-feira um alerta devido à previsão de chuva forte e queda de neve nos próximos dias, em altura de Carnaval

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
28.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
28.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Alerta de chuva forte e queda de neve para o Carnaval

A Proteção Civil emitiu esta sexta-feira (28 de fevereiro) um alerta devido à previsão de chuva forte e queda de neve nos próximos dias, em altura de Carnaval.

Citando informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aponta para a possibilidade de precipitação “por vezes forte e acompanhada de trovoada, em especial nas regiões Centro e Sul” e de queda de neve “acima de 1200 a 1400 metros de altitude”.

A Proteção Civil lembra que os episódios de precipitação, vento e queda de neve estão associados a inundações “causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro”, cheias “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, deslizamentos, derrocadas e pisos escorregadios “devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve”.

A ANEPC recorda também o “arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos” e o “desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas” por causa do vento forte, que também pode causar “acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”. A autoridade alerta ainda para a possibilidade de desconforto térmico na população devido ao aumento da intensidade do vento.

A Proteção Civil apela à população que tome medidas preventivas para fazer face à eventualidade destas ocorrências como a redução da velocidade, o cuidado na circulação e permanência junto a árvores e ramos, a atenção para a eventual acumulação de neve ou lençóis de água nas estradas e evitar andar em vias atingidas pela neve.

A ANEPC também sugere garantir a desobstrução das águas pluviais, fixar andaimes, placards e outras estruturas suspensas, e retirar objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, deve-se evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e também evitar circular com veículos pesados.

Mas, caso seja necessário andar na estrada, os condutores devem verificar o estado dos pneus, colocar correntes de neve, abastecer combustível para níveis que “permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetada”, verificar a bateria dos carros elétricos, garantir que os sistemas de aquecimento das viaturas estão a funcionar, e garantir comida e medicamentos, remata a Proteção Civil.

As temperaturas descem este fim de semana de Carnaval em Viseu. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu nublado ou limpo na região, nas vésperas do Entrudo. Na segunda-feira de Carnaval (dia 3), prevê-se chuva na região.

Também no fim de semana, está prevista a queda de neve na Serra da Estrela. Na zona mais alta, a Torre, a temperatura mínima desce dos 0º de sexta-feira para os -3º no sábado (1 de março). No domingo, a mínima prevista será de -6º. Também as máximas irão fixar-se nos 3º no sábado e no 1º no domingo.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar