Sabia que há, pelo menos, 5 boas razões para visitar São Pedro…
O segundo dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 começou…
O turismo não para e a BTL 2025 também não. Destinos, tendências,…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
A região de Viseu vai passar o Carnaval com nuvens ao fim de semana, seguidos de céu pouco nublado na Terça-Feira Gorda (4 de março). O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê descidas de temperaturas no sábado (dia 1) e na segunda-feira (dia 3).
Este sábado, Viseu conta com 11 graus de máxima, 6º de mínima e céu parcialmente nublado praticamente durante todo o dia. No domingo, registam-se 12º de máxima e 5º de mínima em Viseu e há céu limpo durante a manhã e céu muito nublado na parte da tarde.
Para a Segunda-Feira de Carnaval, as nuvens continuam em Viseu, que terá uma descida da máxima para os 10º. E, na Terça-Feira Gorda, o tempo melhora com a previsão de céu pouco nublado. No dia maior do Carnaval, as temperaturas em Viseu oscilam entre os 7º e os 15º.
Chuva regressa a Viseu esta quinta-feira
Já para esta quinta-feira (27 de fevereiro), a chuva regressa a Viseu ao final da tarde. Segundo o IPMA, preveem-se 13 graus de temperatura máxima e 6º de mínima para a capital do distrito no dia de hoje.
No distrito, também está prevista chuva. As máximas oscilam hoje entre os 12 graus em Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva e os 17º em Tabuaço. Os concelhos de Armamar, Carregal do Sal e Mortágua registam 16º.
Com 15 graus, estão Nelas, Penalva do Castelo, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela. O IPMA prevê 14º em Cinfães, Lamego, Mangualde, Oliveira de Frades e Tarouca, bem como 13º em Castro Daire, Moimenta da Beira e Sátão.
As mínimas variam dos 3º em Penalva do Castelo aos 7º em Resende e Tabuaço.
Amanhã, sexta-feira (dia 28), a chuva continua pelo menos durante a madrugada. Já durante o dia, preveem-se períodos de nuvens altas e céu nublado. Viseu vai registar 14 graus de máxima e 8º de mínima.
Depressão afeta tempo no Carnaval
De resto, o IPMA prevê alterações na meteorologia em Portugal continental a partir desta quinta-feira, por causa da chegada de uma depressão com expressão em altitude que irá ficar centrada a sudoeste do continente, afetando assim o tempo no Carnaval. Segundo o instituto, os efeitos irão fazer-se sentir com maior impacto até sábado, sobretudo na região Sul do país.
Segundo o IPMA, prevê para hoje a ocorrência de “períodos de chuva ou aguaceiros”, que, começando no litoral, vão estender-se ao longo do dia para o interior e ser “mais frequentes e intensos” no Centro e Sul. “Existe, no entanto, incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação dado que vai depender da localização da referida depressão”, admitem os meteorologistas.
Também está prevista queda de neve acima da cota dos 1.600 metros de altitude a partir de hoje e até ao final da manhã de sexta-feira. O distrito da Guarda, onde está inserida a Serra da Estrela, está hoje sob aviso amarelo por causa desta previsão entre as 15h00 e as 21h00.
Ainda segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o vento vai ser fraco a moderado no quadrante sul/sueste, passando depois para o quadrante leste na sexta-feira, com maior intensidade nas terras altas. O IPMA também prevê “algumas oscilações” nas temperaturas. Para o interior, as mínimas no interior vão variar entre os 0 e os 7 graus. Já as máximas estarão entre os 12º e os 17º.
Para a Segunda e Terça-Feira de Carnaval, o IPMA prevê que os aguaceiros ocorram de forma “cada vez mais dispersa e menos frequente” e apenas na região Sul.