Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
Depois do sucesso da primeira edição que “excedeu as expetativas”, o Centro Social Paroquial de Rio de Loba em Viseu já está a preparar as segundas Jornadas Gerontológicas.
O objetivo é dar agora continuidade à “reflexão e partilha de temas pertinentes que permita aos cuidados formais e informais e aos técnicos continuar a prestar um serviço de qualidade aos seniores”, refere a instituição em comunicado. Serviço esse que, acrescenta, resultará “na manutenção da qualidade de vida e da autonomia” na terceira idade.
As primeiras Jornadas Gerontológicas decorreram recentemente no auditório do Seminário Maior, com o tema “Cuidados Diferenciados na 3.ª Idade, + Qualidade, + Vitalidade”.
Com 167 participantes e 20 oradores, o encontro deu palco à partilha de boas práticas e metodologias de trabalho com o objetivo de formar “melhores profissionais e melhores seres humanos” e melhorar os cuidados prestados aos idosos “de uma forma mais qualificada, individualizada e diferenciada”, segundo a organização.
“O nosso objetivo é que a partilha de experiências profissionais nos leve a boas práticas, e nos faça refletir e debater o presente para preparar o futuro. Queremos pôr as pessoas a pensar sobre o amanhã e sobre as necessidades reais dos seniores”, explicou Vanda Rodrigues, diretora técnica do Centro de Dia e Apoio Domiciliário de Rio de Loba.
A responsável acrescentou que o evento quis “chegar a mais pessoas, alargando o público-alvo, partilhando estes conhecimentos com os estudantes das áreas da saúde e social para que, na sua vida ativa profissional, possam aplicar algumas das coisas que ouviram aqui hoje e desenvolver um modelo de cuidado humanizado, diferenciado e especializado”.
Entre os oradores esteve, por exemplo, o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos – galardoado com uma estrela Michelin –, que falou sobre a importância afetiva da comida. Entre os temas abordados, estiveram também as respostas e os desafios da doença de Alzheimer, os tratamentos inovadores no tratamento de demências e doenças neurológicas e as estratégias para o envelhecimento ativo.