Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…
A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…
por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
Na freguesia de São Cosmado, em Mangualde, a tradição dos grelos é para homens e mulheres. Esta quarta-feira, 5 de março, os Ciências Associação Cultural e Desportiva de São Cosmado, em Mangualde, organizam mais um dia dos tradicionais grelos, com início marcado para as 19h30. O evento vai contar com cerca de 100 pessoas, mais 20 que no ano anterior.
O presidente da Associação Cultural, Jorge Caetano Marques, conta ao Jornal do Centro que esta é uma tradição secular, “dos antepassados”. O principal deste dia tradicional são os grelos e a chouriça, que são acompanhados por batatas e ovos cozidos.
Jorge Marques explica que a tradição pertencia a um grupo de pessoas quando, por volta do ano de 2007, a Associação a adotou. Nesta altura o evento destinava-se apenas a homens, mas “desde que é a associação que o organiza, tivemos de mudar a forma e já abrange todos. Homens e mulheres”.
Este evento acontece anualmente, tendo na edição passada recebido 82 pessoas e este ano conta já com 100 visitantes.
Os grelos “são feitos em panelas de ferro, à antiga”, como nos conta o presidente da Associação. A forma como os grelos são cozinhados já é um segredo que Jorge Marques não pode revelar. “Está guardado há muito tempo”, diz o presidente. Ficamos apenas a saber que “são cozidos em água”.
Evento acontece esta quarta-feira de cinzas em São Cosmado, Mangualde, a partir das 19h30. À sua disposição terá grelos, chouriço, ovo cozido, batatas, vinho e cevada na panela de ferro.