No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A equipa feminina da Academia de São Pedro do Sul tem este fim de semana a hipótese de, pela primeira vez na história do clube, vencer um troféu. A final-four da Taça da Federação de Andebol de Portugal (Taça FAP) vai ser toda jogada no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul.
Talvez por isso, o treinador da equipa, Alexandre Monteiro, assuma que “jogar a final-four em casa tem de nos dar uma força-extra”. “Peço aos adeptos que nos apoiem. Só todos juntos é que poderemos conseguir o que queremos”, sublinha o técnico.
O jogo de estreia da Academia é este sábado, 13 de abril, a partir das cinco e meia da tarde diante do Almeida Garrett. No lançamento do jogo, o treinador da equipa sampedrense, recorda que a Academia vai defrontar “uma equipa que tem vindo a crescer ao longo do campeonato”.
“Só há duas equipas que foram ganhar pontos ao pavilhão do Benfica e o Almeida Garrett é uma delas”, afirma Alexandre Monteiro. O técnico assume que “teoricamente, entre os possíveis adversários, o Almeida Garrett pode ser o mais acessível”, mas pede respeito pela equipa de Vila Nova de Gaia.
Sobre a Academia, Alexandre Monteiro lembra que tem sido feita uma “aposta considerável no andebol feminino” para “competir com os melhores e ir buscar algum título”. “A final-four, por si, é já um bom sinal disso, mas se tivermos a hipótese de juntar o útil ao agradável e pudermos conquistar um troféu, melhor para todos”, afirma o treinador.
O treinador de 41 anos chegou a meio da época a São Pedro do Sul. Por isso, reconhece que “é sempre difícil” chegar e ganhar. “Metade do processo foi trabalhado com o treinador anterior. E temos de tentar pôr o cunho pessoal e as nossas ideias num modelo que estava a ser construído. Respeito muito o trabalho do treinador anterior. Posso dizer que até à data de hoje ainda vou tentando perceber alguns aspetos que são necessários para o rendimento desportivo. Não há desculpas. Temos um grupo de atletas – que estando motivadas e com foco – temos todos os ingredientes reunidos para a Academia dar uma resposta ao que pretendem de nós”, acrescenta Alexandre Monteiro.
Para o futuro, numa primeira fase, a ‘mira’ está na Taça FAP. “Ganhar é um objetivo, mas nem sequer vale a pensa pensar já nisso porque, primeiro temos de ganhar ao Almeida Garrett”, assinala.
Depois, há o campeonato. E na prova de regularidade o foco está em atingir o melhor possível. “Em relação ao campeonato, queremos competir com os melhores. Já não estamos em terceiro e, nesta fase, o nosso objetivo é chegar ao terceiro lugar. Vamos procurar a melhor classificação possível”, vinca.
A final-four da Taça FAP começa a ser jogada em São Pedro do Sul este sábado às três da tarde. O primeiro jogo é entre Madeira SAD e Benfica. O segundo jogo colocará frente a frente Academia de São Pedro do Sul e Almeida Garrett.
A final está agendada para domingo, 14 de abril, às quatro da tarde. Todos os jogos decorrem no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul e são transmitidos pela andebol.tv.