A Câmara de Viseu vai dar descontos aos seniores do concelho nos passes do MUV, mas os preços dos bilhetes simples aumentaram em comparação com 2023, com subidas que superam os 10 por cento.
De acordo com o tarifário de 2024 publicado no site do MUV, as deslocações para as zonas servidas pelo sistema de transportes públicos de Viseu passam a custar agora entre os 0,70 e os 1,55 euros. No ano passado, os preços oscilavam entre os 0,65 e os 1,45 euros.
Os aumentos foram na ordem dos 10 cêntimos, exceto no primeiro escalão (1 zona), em que a tarifa subiu cinco cêntimos.
A maior subida em termos percentuais foi no segundo escalão (2 zonas), em que o preço do bilhete passou dos 95 cêntimos para os 1,05 euros, um aumento que supera os 10,5 por cento.
Já no terceiro escalão (3 zonas), o bilhete passou a custar 1,10 euros. No quarto escalão (4 zonas), o preço aumentou para os 1,40 euros e no quinto escalão (5 zonas) subiu para os 1,55 euros.
Já nas deslocações dentro do centro da cidade (linhas C1 e C2), a tarifa passou dos 55 para os 60 cêntimos.
Ao Jornal do Centro, alguns utilizadores do MUV dizem que não foram avisados atempadamente destes aumentos e o mesmo terá acontecido com os motoristas que foram surpreendidos com as alterações aos tarifários no início do ano.
Até à última semana, os novos preços não estavam disponíveis para consulta no site do MUV. Entretanto, a informação já foi disponibilizada.
O regulador do setor, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), fixou que as tarifas dos transportes públicos podiam aumentar até 6,43 por cento em 2024.
Descontos de 50 por cento para os idosos com passes
Entretanto, a Câmara de Viseu anunciou que os seniores vão poder continuar a beneficiar de um desconto de 50 por cento nos passes de transporte público, numa medida aprovada pelo executivo de Fernando Ruas.
A redução é aplicada sobre as tarifas após o desconto do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes e o valor comparticipado pela autarquia de Viseu. A despesa restante é assegurada pelo passageiro sénior.
No entanto, estes descontos não se aplicam aos idosos que fazem parte do programa municipal Atividade Sénior ou aos passes da rede MUV e linhas 22 e 23 de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, já que, nestes casos, os seniores já beneficiam de um desconto de 50%. Os valores não são cumulativos “por uma questão de equidade”, refere a Câmara.
Para pedir o passe sénior, o passageiro deve dirigir-se às operadoras na Central de Camionagem, fazendo-se acompanhar de uma fotografia, um documento de identificação (Cartão de Cidadão) e uma declaração atual da junta de freguesia da sua área de residência que comprove a idade e residência.
“Esta requisição terá de ser feita pelo próprio, sendo que o processo exige ainda duas deslocações – uma para solicitar o passe e outra para o levantar, uma vez que o mesmo não é emitido na hora”, frisa a Câmara de Viseu.