Group of soccer players in black uniforms standing together on the field, clapping after a game, with blurred stands in the background.
gonçalo feio treinador
Group of professionals in formal attire unveiling a Portugal flag on a white wall during a ceremony, smiling and clapping in a bright office space.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
5
viajar
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante

Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante

O edifício da Rua Direita esteve em obras nos últimos anos. Inauguração tem nova data após ter sido adiada

 Futsal feminino: Viseu 2001 derrotado pela Académica de Coimbra
26.09.24
fotografia: Câmara de Viseu
partilhar
 Futsal feminino: Viseu 2001 derrotado pela Académica de Coimbra
26.09.24
Fotografia: Câmara de Viseu
pub
 Antigo Orfeão de Viseu é inaugurado no sábado com chá dançante

O antigo Orfeão de Viseu vai ser reinaugurado este sábado (28 de setembro) depois de ter sido alvo de obras de reabilitação.

A inauguração está marcada para as 15h30, seguida de um “Chá Dançante” no salão de baile, uma sala icónica deste edifício localizado na Rua Direita.

Este edifício já teve inauguração apontada para o dia 31 de agosto, mas o município de Viseu cancelou por respeito a todas as vítimas do acidente de helicóptero no Rio Douro.

“O edifício vai agora ser utilizado pela USAVIS [Universidade Sénior do Rotary Clube de Viseu] e também para outras utilizações municipais. De uma coisa não abdicamos, o salão principal onde se realizavam antes os bailes”, anunciou o presidente do Município de Viseu, Fernando Ruas, no último mês.

A ideia é de que este salão fique ao serviço da comunidade, dando-lhe a utilidade que tinha anteriormente.

“Esta é uma forma de chamar as pessoas para lá e de o preservar. Agora, tem é de ser com disciplina e devidamente protocolado com quem tiver interesse e sempre com a Câmara envolvida em co-promoção”, esclareceu o autarca.

A empreitada, que já estava concluída, mereceu um investimento de mais de 1,2 milhões de euros e foi este ano finalista do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas categorias de “Impacto Social”, “Restauro” e “Área inferior a 1000 metros quadrados”.

A intervenção, que arrancou em 2021 – ainda a autarquia era presidida por Almeida Henriques –, foi estruturante e realizada “de acordo com os princípios da reabilitação sustentável, com respeito pela identidade, memória e traça original do edifício” integrado no centro histórico da cidade, defendeu a Câmara de Viseu.

O objetivo da obra passou por tornar o antigo Orfeão numa nova âncora da zona nobre do concelho. “Este é um dos edifícios mais emblemáticos do Centro Histórico e um exemplar inigualável do nosso património histórico e arquitetónico”, recordou a autarquia, que quer deixar o edifício reservado para iniciativas culturais e para a Universidade Sénior do Rotary Club de Viseu, entre outras atividades.

As obras no Orfeão também foram marcadas pela descoberta de achados arqueológicos em 2021.

pub
 Futsal feminino: Viseu 2001 derrotado pela Académica de Coimbra

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Futsal feminino: Viseu 2001 derrotado pela Académica de Coimbra

Notícias relacionadas

Procurar