O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Arquivo Municipal de Mangualde vai ter novas instalações no Largo Dr. Couto, perto dos Paços do Concelho. O anúncio foi feito pela autarquia, que revelou que o arquivo vai ficar nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos e que, com esta mudança, o serviço vai ficar “mais próximo do cidadão e dos restantes serviços camarários”.
Atualmente, o Arquivo Municipal funciona em prédios situados na Avenida Conde D. Henrique. O presidente da Câmara, Marco Almeida, diz que as atuais instalações não ofereciam condições de segurança e de salubridade “nem ao acervo documental, nem aos trabalhadores, que desde 2011 apresentavam queixas nesse sentido”.
As novas instalações, com uma área superior a 800 metros quadrados, dispõem de uma cave, rés do chão e primeiro andar e terão um espaço reservado para acolher exposições e ainda uma sala destinada a reuniões de trabalho.
O futuro Arquivo Municipal já está a ser alvo de obras de adaptação custeadas pelo proprietário do edifício, mas com “acompanhamento permanente” por parte dos técnicos da Câmara, que prevê que o serviço passe a funcionar no novo local até ao final deste ano.
“O Município arrendou estas instalações em sistema chave na mão, o que nos irá permitir ter este serviço a funcionar, em pleno, até ao final deste ano, com todas as condições que nos garantam salvaguardar o vasto e rico acervo documental do Município, assim como garantir as melhores condições de trabalho a quem faz a gestão deste património”, afirma Marco Almeida.