Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O azeite Solar dos Freixos, da Cooperativa dos Olivicultores do Vale do Torto (concelho de Penedono), foi distinguido com a medalha de ouro no concurso Athena International Olive Oil Competition, realizada recentemente na Grécia.
O produto, já reconhecido com outros prémios, é descrito pela cooperativa como um “azeite de altitude” com uma acidez reduzida cujas caraterísticas têm sido distinguidas a nível nacional e internacional.
Entre os prémios recebidos estão as medalhas de prata na Olive Japan, em 2020, e na Azeite produzido em Penedono repete medalha de prata em concurso internacional .
A Cooperativa dos Olivicultores do Vale do Torto foi criada há 20 anos e tem-se dedicado à transformação de azeitona. Só na campanha de laboração 2023/2024, tratou de 1200 toneladas de azeitona, produzindo cerca de 200 mil litros de azeite.
A maioria da produção é destinada à exportação, sendo que o principal mercado é França.
A Câmara de Penedono já deu os parabéns à Cooperativa de Olivicultores do Vale do Torto pelo prémio conquistado e pelo mérito “no desenvolvimento do seu trabalho em prol dos produtores”.