No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os Bombeiros Voluntários de Viseu atenderam a 4.665 ocorrências nos primeiros sete meses deste ano.
A informação foi revelada esta segunda-feira (2 de agosto) pela corporação, que frisa que os condicionalismos impostos pela pandemia obrigaram “a um esforço redobrado de todos os seus operacionais”.
Entre janeiro e julho deste ano, os operacionais foram chamados a 86 acidentes rodoviários, 61 incêndios urbanos, 83 fogos rurais e 93 quedas de árvores e desabamentos. Os bombeiros também fizeram 2.033 transportes de doentes não-urgentes e 2.134 serviços de socorro pré-hospitalar.
Além do INEM, os Voluntários de Viseu garantem a operacionalidade e o funcionamento do posto de emergência médica do concelho.
Ao todo, entre janeiro e julho, a corporação percorreu 422.150 quilómetros, transportou 6.895 pessoas e utilizou 5.783 viaturas. Os 10.682 operacionais envolvidos nas ocorrências fizeram 17.235 horas de empenhamento.
Durante a fase crítica de combate aos incêndios, os Bombeiros Voluntários de Viseu participam no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais com 22 bombeiros e cinco viaturas, no seu quartel-sede, no centro da cidade e na freguesia de Côta, onde foi aberto um novo destacamento.
A corporação, que recebeu 19 novos bombeiros, deu ainda formação a 73 operacionais num total de 6.355 horas de preparação em áreas como salvamento e desencarceramento rodoviário, socorro pré-hospitalar, segurança e combate a incêndios rurais, condução de veículos, salvamento aquático e operacional de queima.
Já a equipa de desinfeção realizou 45 operações em diversos espaços, sobretudo instituições de solidariedade social em Viseu e nos concelhos vizinhos. Por seu turno, a equipa de mergulho fez ações de treino com a Marinha e outras corporações do distrito, com o objetivo de manter um elevado nível de operacionalidade nas ações de busca e salvamento aquático.
Em comunicado, os Bombeiros Voluntários de Viseu referem que a direção e o comando continuam “fortemente empenhados” em assegurar as melhores condições logísticas e operacionais a todos os bombeiros “para que a sua ação e desempenho atinjam os níveis de execução e proficiência desejados”.
“Vencendo diariamente dificuldades e obstáculos, cada vez mais inesperados e desafiantes, os Bombeiros Voluntários de Viseu reiteram o seu compromisso em continuar na primeira linha no combate aos incêndios, no socorro aos sinistrados e no auxílio aos doentes, prestando um serviço com qualidade, competência e rigor aos nossos cidadãos e a todos os portugueses”, pode ler-se na nota da corporação.