A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Francisco Lima é o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vouzela. A cerimónia de tomada de posse aconteceu este sábado (30 de março), “sob um clima de expectativa e gratidão”, refere a corporação numa mensagem publicada nas redes sociais.
Francisco Lima, até então comandante dos voluntários de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul), sucede a Joaquim Tavares que estava em Vouzela há mais de 40 anos.
“Após mais de 40 anos como bombeiro voluntário, dos quais mais de duas décadas foram passadas como comandante, Joaquim Tavares cessa funções e passa o testemunho a Francisco Lima. Joaquim Tavares, com um notável serviço prestado à frente desta Corporação, enfrentou desafios com coragem e liderou a nossa equipa de forma exemplar, deixando-nos um legado de dedicação e profissionalismo”, refere a publicação.
Neste novo desafio, Francisco Lima destaca a “responsabilidade” e “o peso nos ombros” que será “gerir um corpo de bombeiros com uma área de atuação com vários riscos, como incêndios rurais ou industriais”, bem como “os percursos sinuosos e de serra, onde se junta alguma altitude e onde há episódios de neve”.
“É um desafio muito interessante e uma enorme responsabilidade, até porque acabam por ser quase dois corpos de bombeiros, com a secção de Campia que é um braço armado do corpo de bombeiros. Mas é com um grande sentido de responsabilidade que inicio esta missão”, disse ao Jornal do Centro.
O novo comandante, que terá sob a sua alçada cerca de 70 operacionais, destacou ainda a fase importante que o corpo atravessa e que passa pelo planeamento do dispositivo de combate a incêndios rurais.
Francisco Lima é licenciado em Proteção Civil pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração. Desde abril de 2023 ocupa o cargo de Comandante Operacional Regional de Bombeiros do Centro, na Estrutura do Comando Nacional Operacional de Bombeiros. É Representante de Portugal na Comissão de Incêndios Florestais da “CTIF – The International Association of Fire & Rescue Services” e também representante da Liga dos Bombeiros Portugueses no Centro de Coordenação Operacional Regional do Centro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Joaquim Tavares, que integrava a corporação há 43 anos, 27 dos quais no Comando, ingressa agora o Quadro de Honra.
“Foram anos de muito trabalho e dedicação conjunta, com os elementos de Comando que fizeram parte da minha equipa, Órgãos Sociais, mas acima de tudo, um Corpo Ativo que realizou um trabalho de excelência. Estou grato a quem acreditou e confiou em mim e saio com o sentimento de dever cumprido. Presto a minha continência aos Bombeiros de Portugal e a toda a comunidade que neles confia”, disse numa mensagem partilhada nas redes sociais.