No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Santa Comba Dão vai avançar com a construção de um novo centro de recolha de animais. O investimento ronda os cerca de 150 mil euros.
O anúncio foi feito enquanto decorre até 15 de janeiro a campanha de adoção de animais “Adota-me”, promovida pela autarquia.
Em declarações ao Jornal do Centro, o vereador de Saúde Pública da Câmara, Agostinho Marques, revela que o atual canil está sobrelotado e que o número de animais errantes “aumentou exponencialmente” no concelho.
“É um problema sério de lotação. Estamos completamente sobrelotados e trabalhamos agora com algumas associações locais que nos têm ajudado”, acrescenta.
Segundo Agostinho Marques, o projeto do novo centro de recolha já está “perfeitamente aprovado” para fundos. “Vamos arrancar em breve com o canil municipal oficial para reforçarmos a oferta e prestarmos um serviço de maior proximidade”, diz.
Enquanto isso, a autarquia de Santa Comba Dão promove a campanha de adoção em que garante todos os tratamentos, incluindo esterilização, vacinação e desparasitação, e oferece a identificação eletrónica de cada animal.
Agostinho Marques refere que a iniciativa pretende incentivar uma “adoção responsável” dos animais de estimação, dando-lhes “uma habitação digna e qualidade de vida”.
“Libertamos os encargos financeiros das famílias e fornecemos animais completamente saudáveis a cada pessoa que queira adotar, caso seja cão ou gato”, acrescenta o vereador da Câmara.