A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
CAS de Viseu está instalado no Palácio dos Silveiras, localizado na Rua Direita
O Centro de Apoio Social (CAS) de Viseu celebra no próximo dia 8 de novembro o 19º aniversário. As comemorações contam com a inauguração de uma exposição de fotografia e um almoço/magusto convívio. Para assinalar a data, decorrerá ainda um seminário a 21 de novembro.
O presidente do conselho diretivo do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (ISFA), Tenente-General Luís António Morgado Baptista, irá presidir à cerimónia que acontece na próxima sexta-feira (8 de novembro), pelas 11h00, nas instalações do CAS, no Palácio dos Silveiras, localizado na Rua Direita.
O “Dia do Centro de Apoio Social (CAS) de Viseu” tem como principal objetivo “divulgar e dar a conhecer a missão e atividades realizadas pelo CAS Viseu particularmente no último ano, junto da comunidade e entidades locais, bem como dos seus beneficiários e de toda a família militar”, explicou a associação.
O CAS Viseu foi criado a 3 de novembro de 2005, inicialmente como Delegação do CAS Coimbra. “A sua área de intervenção inclui os distritos de Viseu e Guarda, bem como os concelhos de Belmonte, Fundão e Covilhã, do distrito de Castelo Branco”, apoiando um total de cerca de 4.000 beneficiários”.
Durante as comemorações, serão dadas a conhecer “as valências e equipamentos sociais disponíveis no CAS, bem como os principais programas e ações desenvolvidas neste ano”.
Será ainda inaugurada uma exposição de fotografia nas instalações do CAS Viseu sobre as atividades desenvolvidas nos últimos anos. O dia vai ainda ficar marcado pelo tradicional almoço/magusto de São Martinho “com os seus beneficiários, amigos e toda a família militar”.
As comemorações do 19º aniversário estendem-se até 21 de novembro, com a realização do seminário, “Comunidade de Cuidados-Boas Práticas ao Serviço”.
A iniciativa, organizada em conjunto com as Obras Sociais de Viseu, acontece no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Viseu.
O seminário conta com a presença de várias instituições de apoio e intervenção social locais e nacionais. Segundo o CAS, “tem como objetivo principal refletir sobre a importância da rede Social e do educador social na intervenção socioeducativa numa comunidade de cuidados para todas as idades”.
A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e terá intervenções de representantes do IASFA: Centro de Apoio Social de Viseu, das obras Sociais de Viseu, da Segurança Social de Viseu
e Câmara Municipal de Viseu.
Do programa, que não está ainda fechado, fazem parte algumas comunicações com temas como o “Cuidados: A importância da rede Social”, por Maria do Rosário, do Instituto da Segurança Social de Viseu, ou “O Educador Social na Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas — Que Benefícios?”, com a intervenção da docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Lia Araújo.
Está ainda prevista a presença de representantes do Centro Social Vale do Homem, da Associação Solidariedade Social de Lafões — ASSOL e da Associação Hípica e Psicomotora de Viseu que vão falar aos presentes sobre as boas práticas destas instituições.