Nigel Thomas Académico de Viseu
fitur centro alentejo espanha
centro interpretativo da arca oliveira de frades
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.01.25

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Bye-bye, mr. Biden!

por
José Carreira

 A água está a chegar
Home » Notícias » Concelho » Penedono » Ciclismo: Volta a Portugal em Penedono ajuda a mostrar um país “mais esquecido”

Ciclismo: Volta a Portugal em Penedono ajuda a mostrar um país “mais esquecido”

 Ciclismo: Volta a Portugal em Penedono ajuda a mostrar um país “mais esquecido”
27.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ciclismo: Volta a Portugal em Penedono ajuda a mostrar um país “mais esquecido”
23.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ciclismo: Volta a Portugal em Penedono ajuda a mostrar um país “mais esquecido”

É a estreia da vila de Penedono na Volta a Portugal. Como é que surgiu esta oportunidade?
A Volta a Portugal em Bicicleta é, sem qualquer dúvida, um dos maiores eventos desportivos nacionais, um evento inclusivo que tem na sua génese não só a promoção da prática desportiva mas, e também, a divulgação de Portugal enquanto território multicultural repleto de inúmeras singularidades. O concelho de Penedono e, as suas gentes, nutrem um carinho especial pelo ciclismo e se até aqui tinha sido brindado com a passagem de algumas provas da modalidade, desta feita, quis assumir o papel de protagonista na maior prova de ciclismo nacional, um papel que resulta da salutar sinergia entre a organização desta prova e o município de Penedono que, após o repto lançado pela organização, o aceitou e apoiou desde a primeira hora na certeza de que este território, as suas gentes e o seu património contribuirão positivamente para o sucesso da 85.ª Volta a Portugal em Bicicleta. Assim, no dia 30 de julho, assistiremos efetivamente a uma estreia, não só da vila, como do concelho de Penedono que será palco da partida da 5.ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.

Como é que a novidade foi recebida no Concelho?
Assim que confirmada a envolvência de Penedono na 85.ª Volta a Portugal em Bicicleta, a novidade foi recebida com positividade pela maioria da população que vê neste evento não só uma referência desportiva, como também um importante catalisador para a promoção das potencialidades concelhias.

O que é que esta iniciativa significa para a comunidade?
Esta partida encerra em si uma característica muito especial que é a inclusão. Nesse dia não partem somente ciclistas de Penedono, aqui chega a descentralização desportiva e cultural. Se por um lado Portugal se resumia ao litoral e a cidades densamente povoadas, com a realização destas provas em territórios, rotulados de baixa densidade, assistimos ao repor da “justiça” e ao emergir de um país “mais esquecido” também ele parte integrante de Portugal. Assim, a partida da 5.ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta significa para Penedono o afirmar, o querer e o sentir das nossas gentes.

Que surpresas o município tem preparadas para o dia da partida?
Um evento desta magnitude que movimenta uma massa humana considerável tem, por parte da organização, um planeamento específico destinado ao público que acompanha esta prova. Ao longo da vila de Penedono encontraremos pontos específicos que têm como finalidade satisfazer as necessidades dos entusiastas, turistas ou simples curiosos. Por parte da autarquia, e persistindo na estratégia promocional do concelho de Penedono, estão planeadas diversas atividades que têm como principal intuito a promoção das diversas potencialidades do concelho, sejam elas turísticas, históricas, paisagísticas, culturais, económicas ou de índole tradicional. A Volta a Portugal em Bicicleta é sinónimo de festa, uma festa que se quer participada e da qual Penedono se orgulha em ser seu cicerone.

Quais são as vantagens que a prova rainha de ciclismo entrega à vila de Penedono?
A Volta a Portugal em Bicicleta, sendo a prova rainha do ciclismo nacional, “arrasta” multidões de aficionados pela modalidade. É claro que esta prova coloca, sobre os concelhos onde se realiza, os holofotes da mediatização o que se traduz numa maior afluência de pessoas que aqui procuram viver e sentir a magia da “Volta”. Pessoas que aqui pernoitam, fazem as suas refeições e compram os nossos produtos endógenos, contribuindo deste modo para o alavancar da economia. Mas é claro que estes dados e os seus resultados só podem, e serão, auferidos após o términus do evento.

E que dinâmica é que a Volta a Portugal vai criar no concelho?
A dinâmica de um grande evento desportivo. Nesse dia Penedono irá fervilhar de gente, que procurará ver os atletas, as máquinas que pedalam, os carros de apoio, os autocarros, etc… A Volta a Portugal em Bicicleta é um evento desportivo de índole popular que tem a grandeza de afirmar a identidade desportiva de um povo.

 Ciclismo: Volta a Portugal em Penedono ajuda a mostrar um país “mais esquecido”

Outras notícias

pub
 Ciclismo: Volta a Portugal em Penedono ajuda a mostrar um país “mais esquecido”

Notícias relacionadas

Procurar