A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
Os autarcas da região do Douro foram recebidos esta quarta-feira (28 de maio) pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e reuniram com o responsável com o intuito de reforçar a cooperação entre as duas regiões.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, que inclui grande parte dos concelhos do norte do distrito de Viseu, refere em comunicado que as duas regiões apresentam “desafios semelhantes” e têm uma “representação comum junto das instituições da União Europeia”.
O encontro foi realizado depois de “anteriores contactos institucionais” entre a CIM Douro e a Região Autónoma dos Açores, com o objetivo de “construir pontes em áreas estratégicas como o desenvolvimento agrícola, a coesão territorial, a valorização de território com baixa densidade e a defesa conjunta de interesses no contexto nacional e europeu”, acrescenta a comunidade intermunicipal.
Na audiência, foram abordadas formas de colaboração institucional e delineadas linhas de trabalho conjunto especialmente no setor agrícola. Da reunião também saiu a “intenção de celebrar um protocolo de cooperação para promover a defesa dos interesses” do Douro e dos Açores, “nomeadamente dos produtores dos produtos endógenos agrícolas”, adianta a CIM.
“Ficou ainda acordado que, dada a forte ligação dos Açores com os Estados Unidos, se pretende exercer uma linha de ação de sensibilização para as necessidades de se reverterem as tarifas alfandegárias, que, a manterem-se, terão um impacto negativo na exportação de vinhos do Douro e queijo das ilhas dos Açores”, acrescenta a entidade.
Ainda nos Açores, o Conselho Intermunicipal da CIM fez a sua própria reunião e aprovou por unanimidade a nova Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Douro, que aposta nos vinhos através do eixo temático “Douro Território Vinhateiro”.
O presidente da CIM Douro, Luís Machado, sublinhou que o encontro com o Governo dos Açores foi “um sinal claro da nossa vontade de construir um país mais coeso e colaborativo”.
“Acreditamos que o Douro e os Açores podem, juntos, partilhar experiências e impulsionar soluções concretas para os territórios de baixa densidade”, acrescentou o responsável.
A CIM Douro abrange os concelhos de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real.