Assembleia Municipal Viseu julh 25 1
estrada da circunvalação viseu tempo sol nuvens 1
stellantis mangualde carro produzido
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Cultura » Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira

Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira

pub
 Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira - Jornal do Centro
13.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira - Jornal do Centro
13.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira - Jornal do Centro

O Cine Clube de Viseu faz esta semana 66 anos de atividade. O aniversário será assinalado esta quinta-feira (16 de dezembro) com a exibição do filme “O Joelho de Claire” de Éric Rohmer às 21h00 no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O filme conta a história de um diplomata que passa as suas últimas férias de solteiro nas margens do lago de Annecy onde conhece Claire, uma jovem de 16 anos.

A sessão será especial para evocar o aniversário do Cine Clube, que foi fundado em 1955 por iniciativa de um grupo de cinéfilos viseenses.

Logo no seu arranque, o Cine Clube de Viseu teve momentos altos de intervenção cultural projetando filmes no antigo Cine Rossio e também no Clube de Viseu para o público infantil, já acompanhadas por textos de apoio e palestras.

Há um cartaz feito pelo pintor António Quadros nos arquivos do Cine Clube de Viseu, a par com o cinema reconhecidamente clássico, além da organização de ações de formação, concursos, exposições e festivais como o Vistacurta, de curtas-metragens, e da dinamização noutras artes como o teatro, a música e as artes plásticas.

Em 1985, o Cine Clube muda-se para o Largo da Misericórdia. As sessões de cinema têm tido lugar no Museu Almeida Moreira, no Auditório Mirita Casimiro e, desde 1997, no Instituto Português do Desporto e da Juventude. No mesmo ano, o Cine Clube foi reconhecido como instituição de utilidade pública. Em 1999, teve início o projeto Cinema para as Escolas, realizado anualmente e que visa a sensibilização e formação de novos públicos para o cinema.

O Cine Clube de Viseu tem hoje a sede na Rua Escura, no centro histórico de Viseu. A instituição descreve-se como “empenhada em cumprir o seu papel cada vez com mais profissionalismo, com o simples objetivo de, para que a memória cinéfila não se perca, divulgar o cinema enquanto arte e numa perspetiva de cultura integrada”.

O Cine Clube de Viseu não vai exibir filmes nas semanas do Natal e do Ano Novo.

pub
 Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar