Solidão e tristeza
tv
estudantina universitária de viseu
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Cultura » Companhia Cem Palcos no Brasil para apresentar novo espetáculo

Companhia Cem Palcos no Brasil para apresentar novo espetáculo

Companhia de Viseu está em Salvador da Bahia para apresentar o espetáculo “Esse Caminho Longe”, que cruza teatro, vídeo e música ao vivo

pub
 Companhia Cem Palcos no Brasil para apresentar novo espetáculo
04.12.24
fotografia: Luís Belo/Cem Palcos
partilhar
 Companhia Cem Palcos no Brasil para apresentar novo espetáculo
04.12.24
Fotografia: Luís Belo/Cem Palcos
pub
 Companhia Cem Palcos no Brasil para apresentar novo espetáculo

A companhia Cem Palcos, de Viseu, está em Salvador da Bahia (Brasil) para apresentar o espetáculo “Esse Caminho Longe”, que cruza teatro, vídeo e música ao vivo para explorar as identidades de Portugal e de São Tomé e Príncipe.

O espetáculo está a ser apresentado no Museu de Arte Moderna da Bahia, que recebe um ciclo de seis sessões que arrancou a 29 de novembro e que termina este domingo (8 de dezembro). Segundo a Cem Palcos, “Esse Caminho Longe” narra “os caminhos (reais e metafóricos) entre Portugal e outro dos territórios além-fronteiras aos quais nos une a língua e a história”.

A peça foi inspirada nas histórias de vida de filhos de mães são-tomenses e pais portugueses que nasceram em São Tomé e foram criados em Portugal e que enfrentam o desafio de viver entre as culturas africana e europeia. Entre essas histórias, destaca-se a da escritora Olinda Beja, cuja trajetória e obra são centrais na criação.

A direção artística está a cargo de Graeme Pulleyn (Cem Palcos) e Marcio Meirelles (diretor da companhia brasileira Teatro Vila Velha), enquanto Leandro Valente assina a componente de vídeo. O elenco conta com intérpretes portugueses e são-tomenses.

A Cem Palcos acrescenta em comunicado que “Esse Caminho Longe” cria “uma experiência imersiva” e desafia os espetadores a “refletir sobre identidades, distâncias e proximidades culturais”.

O público senta-se nos quatro lados de um palco em forma de cruzamento, enquanto duas telas de vídeo de um lado e do outro mostram imagens de São Tomé e de Portugal. O espetáculo conta a história de uma mulher afastada da sua terra natal quando era criança e da luta que trava para regressar e reencontrar aquilo que perdeu, a essência do seu ser.

Durante a peça, três atrizes narram estórias, colocam questões, fazem perguntas, convidam o público a empatizar e apontam um caminho para um recomeço “depois de tantos e tantos séculos de escravidão real e metafórica”, acrescenta a sinopse.

“A relação entre atrizes e público é muito próxima. A música, tocada ao vivo, é uma quarta voz, o vídeo a quinta, o conjunto um só objeto, forte, duro, apaixonado e no final ressoa uma frase: o sofrimento passa, o que não passa é ter sofrido”, resume.

Além da peça, também têm decorrido atividades paralelas que incluem oficinas de dança e teatro, uma conversa com a participação de Olinda Beja, um sarau de poesia e um encontro musical.

Todas as atividades são realizadas no Museu de Arte Moderna da Bahia, no âmbito do programa “O Vila Ocupa o MAB”, em celebração do Mês da Consciência Negra e que se prolonga até este domingo.

pub
 Companhia Cem Palcos no Brasil para apresentar novo espetáculo

Outras notícias

pub
 Companhia Cem Palcos no Brasil para apresentar novo espetáculo

Notícias relacionadas

Procurar