No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Hospital de Viseu registou mais cinco altas e três novos internamentos por Covid-19 nas últimas 24 horas.
Segundo o balanço atualizado esta quarta-feira pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu, estão agora internadas 12 pessoas, menos duas face aos dados de terça-feira (dia 30).
Do total, há 11 pessoas acamadas na enfermaria e uma que continua na unidade de cuidados intensivos.
Mais uma vez, o Hospital não registou novos óbitos. As últimas mortes foram registadas no passado fim de semana, altura em que os médicos registaram dois óbitos associados à pandemia.
Os números dos internamentos são inferiores em comparação com o mês passado, altura em que estavam acamadas 18 pessoas, todas então na enfermaria.
Desde o início da pandemia, a região de Viseu teve, pelo menos, mais de 72 mil casos confirmados do novo coronavírus.
Entretanto, o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu para os 1,02 a nível nacional, depois de ter estado abaixo do limiar de 1 desde o final de maio, indicou esta quarta-feira o Instituto Ricardo Jorge (INSA).
Segundo o relatório semanal do INSA sobre a evolução do número de casos de covid-19, o Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – aumentou de 0,95 estimado em 19 de agosto para 1,02 na passada sexta-feira (26 de agosto).
“O valor de Rt esteve constantemente abaixo de 1 entre 30 de maio e 19 de agosto” em Portugal, refere o documento do INSA, ao indicar ainda que quatro regiões do país estão com este indicador acima desse limiar.
O Rt mais elevado regista-se nos Açores (1,26), seguindo-se o Norte (1,08), a Madeira (1,07) e o Centro (1,06), enquanto o Algarve está com 0,97, Lisboa e Vale do Tejo com 0,96 e o Alentejo com 0,93.
A média diária de casos de infeção a cinco dias também subiu ligeiramente a nível nacional, passando dos 2.716 para os 2.769, mas continua a registar um dos valores mais baixos do ano para este indicador.
A média mais alta de casos em 2022 foi registada no final de janeiro, com 49.795 infeções diárias pelo SARS-CoV-2.
O INSA estima que, desde 2 de março de 2020 e até 26 de agosto, Portugal tenha registado um total de 5.416.981 casos de infeção pelo coronavírus que provoca a Covid-19.