Alves-Martins
hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
fernando ruas Viseu Cresce
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Covid-19: um ano de números e diferenças

Covid-19: um ano de números e diferenças

pub
 Covid-19: um ano de números e diferenças - Jornal do Centro
01.01.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: um ano de números e diferenças - Jornal do Centro
01.01.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Covid-19: um ano de números e diferenças - Jornal do Centro

Faz dois anos que a palavra Covid-19 começou a entrar no léxico dos portugueses. O primeiro caso foi só conhecido em março de 2021, mas da China já chegavam, em dezembro, notícias alarmantes.
Há um ano, era o primeiro Natal e passagem do ano de um “novo normal”. Eram ditadas medidas de contenção. As festas foram “canceladas” e a mobilidade reduzida.

Um ano depois… quase tudo na mesma. Há medidas de contenção para evitar contágios, por forma a evitar que janeiro seja menos dramático daquele que se registou há um ano, embora a situação já não seja a mesma. Agora, a maioria da população já está vacinada.
Mas vamos a números. A 31 de dezembro de 2020, na região de Viseu tinham sido conytabilizados 9 567 casos de Covid-19 desde que em março foi dado a conhecer o primeiro caso. Óbitos provocados pela pandemia eram 184.

Hoje, 31 de dezembro de 2021, o número de infetados é de 38 127. O número de mortes subiu para 699.
No Hospital de Viseu a diferença é visível. Há um ano, estavam internadas mais de duas centenas de pessoas, grande parte em cuidados intensivos. Agora, os números indicam pouco mais de 25 internamentos e uma média de seis a necessitar de cuidados especializados.

E a covid-19 provocou mais de 5,42 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.937 pessoas e foram contabilizados 1.358.817 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

pub
 Covid-19: um ano de números e diferenças - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Covid-19: um ano de números e diferenças - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar