No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão vai criar uma academia. O projeto promete atrair amadores e profissionais apaixonados pelo vinho com vários cursos dedicados à enologia, à viticultura e ao enoturismo, todos gratuitos.
O presidente da CVR, Arlindo Cunha, revela que o projeto deve arrancar entre o final deste ano e o início do próximo. “É uma plataforma de formação em enologia, viticultura e enoturismo. A formação é dirigida quer a enófilos e a gente que se interessa pelas coisas do vinho numa ótica cultural e de prazer, quer a profissionais”, explica.
A academia vai ter como formadores “pessoas com alto currículo” nas matérias que vão ser lecionadas em “vários tipos de cursos de formação” nesta iniciativa.
São várias as formações que vão ser ministradas sobre diversas áreas e com diferentes níveis “em função da exigência das matérias”.
“Pretendemos fazer formação, dar conhecimento sobre as várias dimensões da problemática da vinha, do vinho e do enoturismo da região do Dão e, com isso, divulgar mais o nosso vinho. É esse o objetivo”, garante o presidente da CVR Dão, sendo que algumas aulas decorrerão online e outras de forma presencial. A plataforma que irá servir de suporte à academia será bilingue em português e inglês.
As formações vão ser gratuitas e, segundo Arlindo Cunha, já há gente interessada. “Não vamos cobrar nada. É mais uma forma de divulgarmos o vinho do Dão e informarmos as pessoas que, depois, vão ser divulgadores e entusiastas”, conclui o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.