Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
No coração de Portugal, Viseu é uma cidade repleta de histórias e tradições. Conhecida como a cidade do Viriato, já foi considerada a melhor cidade para viver em Portugal, devido à sua qualidade de vida. Este ano orgulha-se de ser a Cidade Europeia do Desporto, reconhecimento dado devido ao compromisso da cidade com a promoção de atividade física para a comunidade.
O Dia Mundial do Turismo celebrou-se esta sexta-feira (27 de setembro) e esta é a oportunidade perfeita para explorar os cantos e encantos desta cidade. Apresentamos dez dos locais que não pode perder na sua visita:
Sé de Viseu
A Igreja Paroquial de Santa Maria, mais conhecida como Sé ou Catedral de Viseu é dos monumentos mais emblemáticos da cidade e um dos mais antigos de Portugal. A sua imponente fachada, marcada com duas torres sineiras e um portal gótico é um ícone da cidade. No seu interior, os detalhes de talha dourada, azulejos e pinturas merecem ser admirados.
Museu Nacional Grão Vasco
No centro histórico de Viseu, junto à Sé, encontra o Museu Nacional Grão Vasco, um dos mais importantes a nível nacional. O museu é dedicado à arte renascentista e ao pintor Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco. No local pode encontrar várias coleções de pintura e escultura de artistas.
Parque do Fontelo
O Parque do Fontelo é um espaço de calma e tranquilidade no coração da vida citadina. Com uma área verde superior a 10 hectares é o espaço ideal para passear ou até mesmo praticar exercício. Com trilhos cuidados, parque infantil e mesas de piquenique, é o local perfeito para programas em família.
Praça da República | Rossio
Mais conhecida como Rossio, a Praça da República é o coração da cidade-jardim. Situado junto à Câmara Municipal de Viseu é onde vivencia a autêntica vida quotidiana da cidade. Quem por lá passa não fica indiferente ao painel de azulejos da autoria do pintor portuense Joaquim Lopes.
Jardim das Mães
Junto ao Rossio, fica o Jardim das Mães, nome que está representado por uma escultura em bronze de uma criança a dormir no colo da sua mãe. O espaço verde é o ideal para um passeio e contemplar um jardim de amores-perfeitos, rosas e outras flores com cores vibrantes.
Museu Almeida Moreira
Com vista para o jardim, o Museu Almeida Moreira é um espaço dedicado à arte e cultura. Fundado na casa onde viveu Francisco Almeida Moreira, pintor e colecionador ilustre da cidade de Viseu. O museu tem várias coleções e exposições de pintura, escultura e cerâmica, com destaque para as telas de Columbano Bordalo Pinheiro.
Rua Direita
A Rua Direita é um dos pulmões da vida comercial de Viseu. Apesar de com o tempo ter perdido clientes para os grandes centros comerciais, é um ponto de passagem obrigatória para encontrar produtos locais.
Museu de História da Cidade
É na rua direita que se situa o Museu de História da Cidade, um local cheio de memórias do passado de Viseu. O museu oferece uma visão da evolução histórica da cidade, desde a pré-história até aos dias de hoje.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Construída no século XVIII, substituiu a igreja anterior que ruiu, no mesmo local. Um dos exemplos da arquitetura religiosa da cidade, no interior apresenta um conjunto de painéis de azulejos que retratam a vida de S. Francisco.
Parque Aquilino Ribeiro
Atrás da igreja da Ordem Terceira de São Francisco encontra o parque Aquilino Ribeiro, um espaço verde e bem cuidado para respirar ar puro no centro da cidade. As árvores que lá habitam são testemunhos do tempo em que o espaço pertenceu a uma quinta medieval e à cerca de um convento.