Esta sexta-feira, dezenas de crianças entre os três e os dez anos participaram no Desfile de Carnaval de crianças do concelho de Viseu. A iniciativa, que teve início às 14h30, aconteceu no Rossio, e contou com a participação do presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas e do vereador do Desporto e Educação, Pedro Ribeiro.
Durante o evento, foi apresentada a mascote que representará Viseu enquanto Cidade Europeia do Desporto. “Carlos”, como foi batizado por Fernando Ruas, em homenagem ao maratonista Carlos Lopes, compareceu no Rossio, tornando-se na alegria de várias crianças que, de mão levantada, tentavam cumprimentar a mascote. O desporto e as várias modalidades desportivas foram o mote lançado às várias creches, jardins de infância, pré-escolar para os disfarces dos mais novos.
De entre a multidão de petizes, vislumbraram-se raquetes de ténis, apitos, bolas de futebol e de basquetebol, toucas de natação, barbatanas e botijas de oxigénio para mergulho. A folia era generalizada por qualquer criança. Guiadas por dois animadores, os mais novos colocavam as mãos no chão enquanto se agachavam à ordem de “anão” e pulavam euforicamente quando ouviam a palavra “gigante”.
“Para os miúdos que se prepararam e que estavam entusiasmados, deve ser uma grande frustração chegar ao dia e não terem a oportunidade. De maneira que eu penso que desde que não seja muito distante do dia do Carnaval, é bom dar largas a esta euforia”, afirmou Fernando Rua sobre os dois adiamentos do corso carnavalesco. Inicialmente, o Desfile de Carnaval das creches estava marcado para a sexta-feira passada, dia 9 de fevereiro. Em consequência da chuva prevista para esse dia, foi remarcado inicialmente para quinta-feira, dia 15 de fevereiro. A previsão de chuva voltou a levar ao adiamento para esta sexta-feira.
Em relação ao mote lançado às várias instituições pré-escolares, o autarca considera que “foi extremamente agradável ver como é que apreenderam esta questão dos motivos”. “Vê-se aqui muitos miúdos caracterizados com as modalidades quase todas. A natação, a esgrima, o ciclismo e de facto isto é a imaginação dos professores, mas é a difusão certa do espírito que pretendemos com a Cidade Europeia e este é um bom veículo para lhe dar publicidade”, afirmou Fernando Ruas.