No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O distrito de Viseu está com aviso amarelo de calor até sábado (17 de agosto). Mesmo assim, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas na região deverão registar ligeiras descidas no fim de semana.
O aviso amarelo vai prolongar-se até às 21h00 de amanhã. Esta sexta-feira (16 de agosto), Viseu regista 35 graus de máxima e 19º de mínima. No distrito, as máximas estão hoje entre os 33º (Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe) e os 37º (Carregal do Sal, Mortágua, Nelas e São Pedro do Sul).
Os concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo, Tabuaço, Tondela e Vouzela atingem os 36 graus de máxima. Já com 35º estão Armamar, Castro Daire, Cinfães, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão e São João da Pesqueira. Estão ainda previstos 34º em Lamego, Resende, Sátão, Tarouca e Vila Nova de Paiva.
As mínimas variam entre os 15º (São João da Pesqueira) e os 20º (Nelas).
Quanto ao risco de incêndio, grande parte dos concelhos do distrito, incluindo Viseu, apresenta nível máximo. Já Cinfães, Resende, Lamego, Oliveira de Frades, Vouzela, Santa Comba Dão e Mortágua estão com risco muito elevado. O índice ultravioleta mantém-se muito elevado, estando hoje no nível 9.
Para sábado (dia 17), Viseu tem uma ligeira descida da temperatura máxima para os 34 graus, ainda que a mínima se mantenha nos 19º. Já no domingo (dia 18), os termómetros vão oscilar entre os 18º e os 32º.
Na próxima semana, as temperaturas não vão sofrer praticamente mudanças, exceto na quinta-feira (dia 22), quando a máxima vai descer quatro graus para os 30º, seguida de uma nova subida nos dias seguintes.
Tabuaço será o concelho do distrito com as temperaturas mais elevadas, com 37 graus previstos na próxima terça-feira (dia 20). Seguem-se Armamar com 36º e ainda Mangualde, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul e Vouzela com 35º no mesmo dia.
As autoridades de saúde têm vindo a alertar a população para os cuidados a ter com o calor, entre os quais evitar a exposição ao sol nas horas mais intensas durante a tarde (das 11h00 às 16h00) e o uso de protetor solar, roupa adequada e leve e preferencialmente de algodão e de cor clara e ainda chapéus de abas largas e óculos de sol, além de esforços físicos intensos nas horas de maior calor e permanecer em locais frescos, à sombra ou climatizados.
Durante o dia, devem ser fechadas as janelas e persianas e, à noite, fazer-se o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios. Quanto à alimentação, é sugerido beber água e sumos naturais de fruta, mesmo que a pessoa não tenha sede, e fazer refeições ligeiras à base de saladas.
Também entre os conselhos, estão os de conservar os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas e em locais frescos e secos, reforçar as medidas de vigilância e higiene alimentar nomeadamente na conservação de alimentos a temperaturas seguras, e visitar ou contactar com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis a viver sozinhas.