A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
São cinco as câmaras do distrito de Viseu que foram recentemente distinguidas com o prémio de Autarquia Familiarmente Responsável: Viseu, Cinfães, Tarouca, Nelas e São Pedro do Sul. A iniciativa partiu do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que entregou os galardões aos municípios numa cerimónia que decorreu na última semana, em Coimbra.
A novidade este ano é a atribuição do prémio pela primeira vez às autarquias de Cinfães e Tarouca, que enalteceram este reconhecimento.
A Câmara de Cinfães realça as “políticas e medidas dirigidas às famílias, facilitadoras da vida familiar, no âmbito das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade”, enquanto que a de Tarouca também destaca as políticas elencadas nas áreas da educação, ação social, desporto e cultura “com impacto positivo no dia-a-dia das famílias” do concelho.
Já para a Câmara de Viseu, este é o oitavo ano consecutivo em que a autarquia presidida por Fernando Ruas recebe o prémio que reconhece as políticas e medidas amigas das famílias ao longo deste ano através da avaliação de 12 áreas sociais, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade e o apoio às famílias com necessidades especiais.
Também foram tidas em conta medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e participação social.
A Câmara de Nelas frisa que a distinção reconhece “a sua capacidade em manter políticas de apoio às famílias por três ou mais anos consecutivos, demonstrando um compromisso contínuo com o bem-estar e a qualidade de vida das famílias locais”.
A autarquia de São Pedro do Sul lembra as medidas tomadas como o subsídio de incentivo à natalidade, a atribuição de bolsas de estudo universitárias, os transportes escolares gratuitos até ao 12.º ano, a redução do IMI e das tarifas de água para famílias numerosas e a gratuitidade das ofertas culturais e de lazer.
A iniciativa “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, organizada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, pretende reconhecer os municípios pelas práticas amigas das famílias, entregando-lhes bandeiras verdes.
Municípios do distrito receberam bandeira de Autarquia Familiarmente Responsável, foram premiadas as autarquias de Viseu, Nelas e São Pedro do Sul.