Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
A Aliança Democrática (AD) conseguiu no domingo inverter os resultados das últimas eleições legislativas e vencer em 23 dos 24 concelhos de Viseu, um distrito onde o Chega se estreou com dois deputados.
Em 2022, o PS tinha comemorado a vitória neste círculo eleitoral que outrora ficou conhecido por “cavaquistão” (devido às maiorias absolutas conseguidas no tempo de Cavaco Silva), mas agora a AD (coligação PSD/CDS-PP/PPM) recuperou-o, ao conseguir 36,36% dos votos, de acordo com os resultados provisórios.
Apesar da vitória, a AD vai dividir com o PS os restantes deputados que se vão sentar na Assembleia da República, ficando com três cada.
Dos oito deputados eleitos por Viseu, apenas dois se repetem das últimas legislativas, nomeadamente os socialistas José Rui Cruz e João Azevedo. Estes estarão acompanhados por Elza Pais, a cabeça de lista do PS, partido que obteve 27,45% dos votos neste distrito.
Já a AD não repetiu nenhum dos deputados eleitos em 2022 pelo PSD, passando o círculo eleitoral de Viseu a ser representado por Leitão Amaro, Pedro Alves e Inês Domingos.
Pela primeira vez, Viseu estará também representado no Parlamento por dois deputados do Chega, nomeadamente João Tilly e Bernando Pessanha.
O Chega foi o terceiro partido mais votado no distrito (com 19,45% dos votos), o que já tinha acontecido em 2002, embora com uma percentagem bastante interior (7,97%, segundo os resultados finais publicados em Diário da República).
Nas eleições de janeiro de 2022, PS e PSD tinham elegido quatro deputados cada, mas os socialistas é que comemoraram a vitória.
Desde 1976, essa foi a segunda vez que o PS venceu no círculo eleitoral de Viseu (a primeira tinha sido em 2005), tendo conquistado 17 dos 24 concelhos do distrito, incluindo a capital, presidida pelo social-democrata Fernando Ruas.
Hoje, o cenário foi muito diferente e o PS só conseguiu vencer em Cinfães (com 36,43%), autarquia liderada pelo socialista Armando Mourisco, que ocupava o quinto lugar da lista de candidatos socialistas.
Os eleitores do distrito de Viseu tinham 14 opções de voto nestas legislativas. O quarto partido mais votado foi a ADN, com 3,13%.