Solidão e tristeza
linda_martini_PAULO SEGUADAES
nuno poureiro
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Eleições: BE encontra-se com enfermeiros e visita escola de cães-guia

Eleições: BE encontra-se com enfermeiros e visita escola de cães-guia

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
06.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
06.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub

A candidatura do Bloco de Esquerda para as legislativas em Viseu reuniu com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e a escola de cães-guia de Mortágua. Na reunião com o SEP, os bloquistas ouviram as reivindicações destes profissionais de saúde e a situação em que estes se queixam na Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões.

O Bloco, que tem como cabeça de lista José Miguel Lopes, lamenta a “discriminação inadmissível e intolerável” dos enfermeiros e exige que a administração da ULS acabe com a situação, cumpra com a lei e contrate de forma permanente os profissionais que sejam “indispensáveis à prestação de cuidados de saúde de qualidade”.

O Sindicato dos Enfermeiros tem Sindicato diz que enfermeiros do Hospital de Viseu são discriminados nas carreiras dos profissionais e os contratos precários que abrangem cerca de 100 enfermeiros do Hospital de Viseu.

Já na escola de cães-guia de Mortágua, José Miguel Lopes visitou as instalações juntamente com o cabeça de lista por Coimbra, Miguel Cardina. Os dois candidatos do Bloco ouviram os trabalhadores desta escola sobre o trabalho que desenvolvem com os cães-guia e com as pessoas com cegueira.

O partido, que tem vindo a acompanhar este trabalho desde 2021, compromete-se em enviar ao próximo Governo uma recomendação que equipare a formação profissional dos estágios de pessoas cegas para atribuição de cães-guia, evitando perdas de salário ou dos períodos de férias.

“A formação de um cão-guia e a sua atribuição a uma pessoa cega tem como objetivos apoiar a integração social, cultural e profissional do/a beneficiário/a, procurando aumentar a autonomia e segurança nas suas deslocações e na vivência diária, além de desempenhar um importante papel como vetor de comunicação”, defende o Bloco.

Além disso, José Miguel Lopes acrescentou que o partido irá também recomendar ao Governo “que subsidie rações de qualidade e tratamentos veterinários, pelos elevados valores que estes comportam”.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar