No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…
“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A empresa de madeiras Carmo Wood, que tem uma fábrica em Oliveira de Frades, colaborou recentemente na construção de quatro casas de luxo no empreendimento de cinco estrelas West Cliffs, em Óbidos.
A Carmo Wood foi a empresa escolhida para a projeção e construção das quatro recém-inauguradas Twin Villas West Cliffs, onde a estrutura de paredes e parte da cobertura, inicialmente projetadas em betão e alvenaria, foi alterada para uma solução em madeira “mais sustentável e em harmonia com a paisagem envolvente”, explica em comunicado.
“Esta alteração permitiu ainda alcançar uma maior rapidez de execução, essencial em qualquer projeto turístico”, acrescenta a empresa.
Projetado para se integrar com a paisagem envolvente, em harmonia com o ambiente e mantendo a sustentabilidade do ecossistema local, o resort West Cliffs encontra-se localizado entre dunas de areia natural e vegetação costeira, intercaladas com áreas de pinhal e vistas sobre o Oceano Atlântico e a lagoa de Óbidos.
“Os requisitos do West Cliffs, responsável pelo projeto, eram simples: projetar villas premium que se integrassem na natureza envolvente e conseguir respeitar o princípio basilar de sustentabilidade do projeto”, refere João Figueiredo, administrador da Carmo Wood.
“Preparada para este tipo de desafios, a Carmo Wood respondeu com uma solução de construção pré-fabricada in-house, em fábrica, transportada posteriormente para o local da obra em módulos, o que permitiu reduzir o tempo de execução das quatro villas para apenas cinco meses, ao invés dos 11 meses previstos para a construção tradicional”, acrescenta o gestor.
A Carmo concebeu uma solução em wallframe, que consiste na “utilização de painéis de uma estrutura em prumos verticais e horizontais em madeira maciça, entaipado em ambos os lados com placas de OSB e com preenchimento do núcleo com isolamento térmico (lã-de-rocha)”. Os painéis são estruturais e funcionam em panos de paredes.
“Para além de todas estas vantagens, este tipo de construção permite ainda um menor impacto da obra no local, onde já existem outras villas em funcionamento, já que necessita de um estaleiro muito mais pequeno, instalado por muito menos tempo, e com menos resíduos para uma obra mais simples e limpa”, explica João Figueiredo.
O West Cliffs Resort tem-se caraterizado como um “exemplo de boas práticas ambientais e sociais, perante os seus colaboradores, clientes e hóspedes” e foi premiado com o Galardão Chave Verde – Green Key, um galardão que promove o turismo sustentável em Portugal, em 2022.