Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A farmacêutica Labialfarma, localizada em Mortágua, decidiu simplificar e digitalizar os processos de gestão com o objetivo de modernizar e informatizar a empresa.
O trabalho foi feito pela consultora tecnológica multinacional Seidor, tendo sido criada uma solução SAP que permite ter tudo sempre atualizado em tempo real. A transformação digital é uma aposta da Labialfarma desde 2021.
O diretor-geral da empresa farmacêutica, Miguel Ferraz, acredita que o futuro passa pela “digitalização e transformação de dados”. “Acredito que, mais dia menos dia, será a ligação desses dados a ferramentas como a IA (inteligência artificial) ou o Machine Learning (aprendizagem de máquina) que nos ajudará a tomar decisões mais rápidas, obter melhores resultados, tirar tendências e fazer análises muito mais detalhadas”, diz.
A diretora de produção da empresa, Anaísa Pires, refere que os principais benefícios da mudança tecnológica passam pela “eliminação de processos burocráticos, uma maior rastreabilidade e um controlo efetivo e imediato sobre os nossos processos”.
Já Mário Amaral, diretor geral adjunto da Seidor em Portugal, entende que o desafio da implementação SAP S/4HANA na Labialfarma foi “provar que a solução consegue adequar-se a uma empresa de média dimensão, num setor complexo como o farmacêutico”.
A solução criada para a empresa permitiu também melhorar a gestão do sistema de armazéns, que “é processual e tem implicação ao longo de toda a cadeia logística”, acrescenta o gestor.
A Labialfarma é uma empresa fundada em 1981, com instalações fabris em Mortágua e dedicada à produção de medicamentos e suplementos alimentares.