A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
por
Vítor Santos
O Auditório da Associação Empresarial da Região Viseu foi palco de uma sessão de esclarecimento sobre o programa “Sistema de incentivos de Base Territorial”, um apoio financeiro para projetos de investimento de pequena dimensão, destinados à criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização da sua atividade.
Na ação, onde participaram 40 empresários da região, marcou presença o secretário-geral da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, a quem cabe gerir estes apoios. Nuno Martinho destacou a importância destes programas, sobretudo porque são direcionados para pequenas empresas.
“São as pequenas empresas que são decisivas para a competitividade dos nossos territórios e para a coesão económica e social”, destacou.
Na apresentação destes apoios, Nuno Martinho lembrou ainda os vários investimentos que a CIM Viseu Dão Lafões tem feito, também em conjunto com a AIRV, nomeadamente “projetos desenvolvidos na área da formação, capacitação, empreendedorismo, internacionalização das empresas ou captação de investimento”
O Sistema de incentivos de Base Territorial é dirigido a micro e pequenas empresas, sendo elegíveis operações com uma despesa elegível entre os 50 mil euros e os 300 mil euros. São válidos os projetos que estejam enquadrados nas atividades de indústrias extrativas, indústrias transformadoras e turismo.
No turismo as candidaturas abrangem, por exemplo, estabelecimentos hoteleiros, turismo no espaço rural, parques de campismo e caravanismo, restauração ou organização de atividades de animação turística.
A taxa de financiamento é de 50% para os investimentos localizados em territórios de baixa densidade e de 40% para os investimentos localizados nos restantes territórios.
Os projetos localizados no território de intervenção da CIM Viseu Dão Lafões, deverão apresentar a sua candidatura até às 18h00 do dia 29 de novembro.