incendio
escadório da humanidade
© Diogo Filipe Morgado
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
paulo quintao adn
bernardo pessanha chega
fernnado ruas
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
diogo-rocha-chef-vinhos_web
Home » Notícias » Diário » Entre 1900 participantes, bombeiros do distrito de Viseu em destaque no “Escadório da Humanidade”

Entre 1900 participantes, bombeiros do distrito de Viseu em destaque no “Escadório da Humanidade”

Cristiana Sousa, dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, alcançou o 1.º lugar no escalão C feminino (Seniores 2) e o 7.º lugar na classificação geral feminina

 Entre 1900 participantes, bombeiros do distrito de Viseu em destaque no “Escadório da Humanidade”
06.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Entre 1900 participantes, bombeiros do distrito de Viseu em destaque no “Escadório da Humanidade”
06.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
escadório da humanidade Entre 1900 participantes, bombeiros do distrito de Viseu em destaque no “Escadório da Humanidade”

Cristiana Sousa, dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, alcançou o 1.º lugar no escalão C feminino (Seniores 2) e o 7.º lugar na classificação geral feminina na exigente prova “Escadório da Humanidade”, realizada no dia 27 de setembro, em Braga.

A competição, que reuniu mais de 1900 participantes de diferentes nacionalidades e corporações da Proteção Civil, desafia os concorrentes a subirem 566 degraus, correspondentes a 116 metros de desnível positivo, equipados com o material completo de intervenção, num percurso que testa os limites físicos e mentais dos agentes de socorro. A prova teve início no Pórtico do Escadório do Monte do Bom Jesus, terminando junto da Basílica, depois de uma subida íngreme sempre a correr.

Cristiana Sousa completou a prova em 8 minutos e 44 segundos, um feito notável que a colocou entre as melhores do país e destacou o nome do Distrito de Viseu, do Concelho de Castro Daire e da sua corporação.

Reconhecida pelos colegas pela sua dedicação e espírito de superação, a bombeira concorreu a título individual, conciliando os treinos com a sua atividade profissional, num exemplo de “determinação e resiliência”. 

Ainda na geral feminina, Ana Marques, da corporação de Vouzela ficou em 29.º lugar e Joana Olas, dos Voluntários de Viseu, em 46.º lugar. 

Ainda no top 20 da classificação geral, destaque para a 14.ª posição conquistada por Sérgio Pedro, dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva. 

Ainda no Top 20, mas em SUB 25, Rui Rodrigues, dos Voluntários de Vouzela, ficou em 11.º lugar. 

Em outras categorias, Vitoria Ishiyama, dos Bombeiros Voluntários de Viseu, conquistou a 16ª posição no escalão Séniores 1. Nos Veteranos (1) femininos Joana Olas, dos Voluntários de Vise, chegou à quarta posição, enquanto que Sérgio Pedro, dos Bombeiros de Vila Nova de Paiva, na mesma categoria, ficou em segundo lugar. 

Na segunda categoria de veteranos feminino, encontra-mos no primeiro lugar Ana Tavares dos Voluntários de Vila Nova de Paiva e Ana Marques, de Vouzela, em 6.º lugar. 

Destaque ainda para a segunda posição de Helder Albuquerque (Veteranos 2), dos Bombeiros Voluntários do Sátão, e Nuno Henriques, de Vouzela, na 10.ª posição. Nos Veteranos 3, a melhor posição – 4.º lugar – foi conquistada por Luís Pedro, dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva. O bombeiro de Vouzela Raúl Teixeira ficou em 16.º na categoria de Veteranos 4

A “Escadório da Humanidade” é considerada uma das provas mais desafiantes de Portugal para elementos da Proteção Civil, simbolizando o esforço e a coragem que caracterizam a missão dos bombeiros portugueses.

pub
 Entre 1900 participantes, bombeiros do distrito de Viseu em destaque no “Escadório da Humanidade”

Outras notícias

pub
 Entre 1900 participantes, bombeiros do distrito de Viseu em destaque no “Escadório da Humanidade”

Notícias relacionadas

Procurar