joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Cultura » Raquel André e Tonan Quito com”Começar tudo outra vez” no Teatro Viriato, em Viseu

Raquel André e Tonan Quito com”Começar tudo outra vez” no Teatro Viriato, em Viseu

O que significa uma família, como se constrói um amor passo a passo ao longo da vida é o que os dois criadores vão apresentar ao público

 Raquel André e Tonan Quito com”Começar tudo outra vez” no Teatro Viriato, em Viseu
06.10.25
fotografia: © Diogo Filipe Morgado
partilhar
 Raquel André e Tonan Quito com”Começar tudo outra vez” no Teatro Viriato, em Viseu
06.10.25
Fotografia: © Diogo Filipe Morgado
pub
© Diogo Filipe Morgado Raquel André e Tonan Quito com”Começar tudo outra vez” no Teatro Viriato, em Viseu

O que acontece quando alguém nasce é o ponto de partida do espetáculo “Começar tudo outra vez”, em cena a 10 de outubro no Teatro Viriato, em Viseu. No espetáculo, a artista e colecionadora Raquel André e o ator e encenador Tonan Quito juntam-se para contar histórias de nascimentos que são, em simultâneo, “histórias de vida, de morte, de nacionalidades, de ancestralidade, de rituais, de políticas de natalidade, e histórias sentimentais que atravessam a utopia de uma nova vida”, refere a apresentação do espetáculo.

Raquel André e Tonan Quito partem da máxima “É preciso uma aldeia” para criar uma criança, convocando as suas histórias pessoais e as suas famílias reais — mães, pais, irmãos, irmãs, sobrinhos, filhos, enteadas, amizades próximas —, mas também as suas histórias do teatro com o intuito de refletirem sobre comunidade e redes de cuidado.

O que significa uma família, como se constrói um amor passo a passo ao longo da vida é o que os dois criadores vão apresentar ao público através das arquiteturas familiares criadas pelos seus nascimentos, convidando o público a sentar-se à mesa enquanto defendem que “educar uma criança é um ato político”, acrescenta o texto de apresentação da peça.

No espetáculo, os artistas ensaiam as suas famílias e as suas famílias ensaiam uma peça de teatro, reunindo performance, teatro e vídeo, em que “Começar Tudo Outra Vez” nasce daquela dupla de artistas com visões diferentes de fazer e pensar o teatro.

Raquel André e Tonan Quito reuniram-se devido a uma vontade partilhada de transformar a vida em cena e tomam o teatro “para ensaiar futuros possíveis, entre o pessoal e o político, a ficção e a experiência, a reflexão e o humor”.

“Começar tudo outra vez” é cocriado pelo ator e artista Bernardo de Almeida, tem texto do dramaturgo, poeta e artista André Tecedeiro, e resulta do trabalho de uma equipa de criação artística, que reúne José António Tenente (figurinos), Fernando Ribeiro (cenografia), Ágata Cigarra (música), Wilma Moutinho (desenho de luz) e o realizador Afonso Sousa (vídeo), entre outros.

O espetáculo é coproduzido pela Culturgest, pelo Cineteatro Louletano, Teatro Viriato, em Viseu, Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, Teatro Aveirense e Teatro Cine Torres Vedras.

pub
 Raquel André e Tonan Quito com”Começar tudo outra vez” no Teatro Viriato, em Viseu

Outras notícias

pub
 Raquel André e Tonan Quito com”Começar tudo outra vez” no Teatro Viriato, em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar