A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Viseu recebem esta quarta-feira (2 de outubro) o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2024”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
O galardão distingue os sistemas e entidades que se destacam pela melhor qualidade de água.
Segundo a Câmara de Viseu, estas mesmas entidades “garantem pelo menos 98,2% de água pública segura e, entre outros aspetos, cumprem todos os critérios determinados pela ERSAR”, que distinguiu 83 entidades entre as 221 entidades gestoras que prestaram o serviço de abastecimento público de água em baixa no último ano.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, diz que o prémio “é uma conquista de todos os viseenses e do SMAS enquanto serviço municipalizado”. “É uma boa notícia porque reforça a confiança no consumo da nossa água pública e consolida a posição de Viseu como ‘melhor cidade para viver’”, acrescenta.
A ERSAR também vai distinguir a empresa Águas do Planalto (que fornece o serviço de água em Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Tábua, município do distrito de Coimbra) e a Câmara de São João da Pesqueira, entre outras entidades de todo o país.
A cerimónia de atribuição destes selos decorre esta quarta-feira, às 18h00, durante o SENAG – Seminário Nacional de Abastecimento de Água, em Tomar.
Segundo a ERSAR, a quase totalidade, 98,77%, da água da torneira fornecida em 2023 foi “água segura”. A entidade diz que a água da torneira para consumo humano no continente se mantém no “patamar de excelência”, numa referência ao facto de nos últimos anos o valor sobre a qualidade da água se ter mantido sempre muito elevado.
Em 2022, o indicador de “água segura” tinha chegado aos 98,88%, ligeiramente acima, mas o atual valor confirma “a tendência pelo nono ano consecutivo da manutenção deste indicador no valor de 99%, ou seja, de excelência na qualidade da água para consumo humano”, diz a ERSAR.