A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Catorze escolas do distrito de Viseu recolheram mais de 16 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e acumuladores na 15.ª edição do programa Geração Depositrão.
A iniciativa, organizada pela entidade ERP Portugal, atribuiu 1.412 euros em cheques-prenda para a compra de materiais. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) foi a que mais resíduos recolheu na região, com mais de 3 toneladas.
Tendo como objetivo o correto encaminhamento de resíduos considerados perigosos, a ERP Portugal oferece prémios em equipamentos novos. A ESTGV ficou em terceiro lugar da categoria Ar Condicionado, tendo recolhido 380 quilos.
A Geração Depositrão é o projeto escolar de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos com maior representação a nível nacional, juntando atualmente mais de 800 estabelecimentos de ensino desde jardins de infância a escolas do ensino superior e cerca de 100 mil alunos em todo o país.
O projeto envolve também as escolas inscritas no programa Eco-Escolas. O valor global de prémios que serão entregues ultrapassa este ano os 55 mil euros.
Ainda no Geração Depositrão, a edição deste ano contou também com atividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizes com perguntas de sustentabilidade com a participação de mais de 1.000 alunos.
“A adesão de tantas escolas e participantes a este projeto e os resultados obtidos com a atividade de recolha de REEE e RP&A vem reforçar o sucesso da Geração Depositrão e o impacto desta, contribuindo, cada vez mais, para o fomento de uma economia circular nas gerações futuras. Queremos agradecer e dar os parabéns pela envolvência da comunidade escolar, alunos, professores, famílias e os coordenadores deste projeto”, disse a diretora-geral da ERP Portugal, Rosa Monforte.