No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Cerca de 39 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos foram recolhidas para a reciclagem por 14 escolas do distrito de Viseu que aderiram ao programa Escola Electrão, que concluiu a sua 11.ª edição.
O balanço foi feito pela Electrão, que revelou que a Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, em Armamar, foi a que conquistou mais pontos, acumulando 900 após reunir mais de 11 toneladas (11.946 quilos).
Seguem-se a Escola Profissional Mariana Seixas, em Viseu, e a Escola Secundária de Castro Daire, que acumularam ambas 450 pontos. As escolas secundárias de Carregal do Sal, Vouzela e Viriato (Viseu) tiveram 300 pontos, a Escola Básica Serpa Pinto (Cinfães) teve 225 e a Escola Básica de Vouzela acumulou 150.
As escolas Secundária de Resende, Profissional de Sernancelhe e Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua) tiveram 75 pontos cada durante o último ano letivo. Na prova, também participaram a Escola Básica n.º 2 de Castro Daire, a Escola Básica de Campia (Vouzela) e a Escola Básica de Cambres (Lamego).
No total, as escolas da região recolheram 37.175 quilos de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, 708 de lâmpadas e 740 de pilhas. Com as recolhas feitas, os estabelecimentos de ensino do distrito que participaram no Escola Electrão vão receber 3.300 euros em cheques-prenda que poderão ser trocados por novos equipamentos elétricos.
A nível nacional, segundo a Electrão, foram recolhidas mais de 269 toneladas de resíduos na última edição que decorreu entre setembro do ano passado e junho deste ano, o que representou um aumento face às 262 toneladas da edição anterior.
O Escola Electrão visou sensibilizar uma vez mais as comunidades escolares para a necessidade de entregar equipamentos usados para a reciclagem, tendo contado no último ano letivo com 321 escolas participantes em todo o país.