No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Federação das Associações da Diáspora (FAD) pretende realizar novamente em Viseu, em 2027, o encontro anual de dirigentes associativos das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, anunciou o presidente da direção, Fernando Cabaço, durante a quarta edição da iniciativa, que decorreu este fim de semana em Viseu.
O 4.º Encontro de Dirigentes Associativos da FAD realizou-se no Solar dos Peixotos, em Viseu, reunindo responsáveis associativos da diáspora portuguesa, num encontro organizado pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, em conjunto com a Federação.
Fernando Cabaço fez um balanço da integração de novos dirigentes associativos e apresentou propostas para reforçar a dinamização e promoção da Federação junto das comunidades portuguesas, incluindo a revisão dos estatutos, o alargamento da base de associados e a criação de uma rede de voluntários e mandatários em cada país de acolhimento.
A intenção de voltar a realizar o encontro em Viseu em 2027 surge num contexto de reforço da ligação entre a Federação e a cidade, onde está instalada a sede da FAD.
Na sessão de abertura participaram, além de Fernando Cabaço, o presidente da Assembleia-Geral da FAD, José Ernesto Silva, o presidente da Assembleia Municipal de Viseu, José Mota Faria, e o presidente da Câmara Municipal, João Azevedo.
José Ernesto Silva destacou a colaboração da Câmara Municipal de Viseu e o trabalho desenvolvido pela autarquia junto das comunidades portuguesas, enquanto José Mota Faria salientou a qualidade de vida da cidade e a importância de continuar a investir no território.
João Azevedo manifestou a intenção do município de aproximar a diáspora portuguesa de Viseu, adiantando que já foram estabelecidos contactos com algumas instituições nesse sentido.
O presidente da Câmara defendeu ainda o apoio a iniciativas que valorizem Viseu e a região e destacou o trabalho desenvolvido pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”.
Durante o encontro foram entregues vários diplomas e certificados. João Azevedo recebeu o Diploma de Nomeação como Embaixador para a Ligação Económica com as Ilhas Baleares, enquanto José Mota Faria e o presidente da Junta de Freguesia de Viseu receberam Certificados de Reconhecimento da FAD.
Os trabalhos incluíram a apresentação de propostas para a atividade futura da Federação, a discussão do regulamento interno e intervenções de dirigentes e convidados.
No domingo, o encontro contou ainda, por telefone, com a participação do secretário de Estado das Comunidades, Emídio Sousa, que agradeceu a presença dos participantes e respondeu a questões colocadas pelos dirigentes associativos.
O programa terminou com uma visita à sede da Confraria “Grão Vasco”, em Viseu, onde foram atribuídos títulos de Confrade e assinado um protocolo de colaboração com a associação Viseenses de Londres: Grupo Viseense UK.
A FAD nasceu de um percurso iniciado através de encontros de dirigentes associativos promovidos pela Secretaria de Estado das Comunidades, à data liderada pelo secretário de Estado José Cesário, que passaram por Viseu, Oeiras, Santarém e Lisboa e reuniram mais de 150 dirigentes associativos de vários países.
Os estatutos da Federação foram assinados em 05 de agosto de 2014 e os primeiros corpos sociais tomaram posse em 05 de março de 2015, no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A sede da Federação das Associações da Diáspora está instalada na Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, em Viseu.