A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Viajar no tempo, mais concretamente até ao início do século XX, é o grande objetivo da primeira edição da Feira à Moda Antiga. A iniciativa acontece este sábado e domingo (28 e 29 de setembro), em Rio de Loba, no Largo da Igreja Matriz.
A recriação do processo das vindimas ou do ciclo do pão, arruadas, atuações de ranchos ou tunas são algumas das iniciativas do programa.
“A ideia foi criar um evento que valorizasse e envolvesse as associações, nomeadamente ranchos folclóricos que representam esses tempos”, explicou ao Jornal do Centro o presidente da Junta de Freguesia, Berito Esteves.
Ao Rancho Folclórico Caçador caberá a recriação das vindimas, com o tradicional pisar da uva, já o ciclo do pão, desde a desfolhada, à moagem do milho, à cozedura do pão, será dinamizado pelo Rancho Folclórico Leões da Beira.
A Feira à Moda Antiga conta ainda com 35 “barraquinhas”, sendo que 17 são de associações da freguesia de Rio de Loba. “Nestes espaços, os visitantes vão poder encontrar comes e bebes, produtos endógenos, frutícolas e hortícolas ou artesanato”, adiantou Berito Esteves.
O evento, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Rio de Loba, está ainda a preparar uma homenagem a António Chaves, um dos elementos da organização do evento que faleceu recentemente. “Quisemos homenagear o Tó e a melhor forma será fazer desta feira um evento memorável”, frisou o autarca. A homenagem acontece no domingo, às 18h00.
A feira à Moda Antiga arranca no sábado (28 de setembro), às 11h30, com uma arruada de bombos, seguida de um almoço (12h00). Durante a tarde acontece a pisa da uva (16h00) e várias atuações. Pelas 15h00 sobe ao palco o coro ucraniano, às 17h30 será a vez do Grupo de Cantares Pedra Moura e às 19h00 o Grupo GiraFoles.
Depois do jantar (19h30), a Infantuna Cidade de Viseu vai animar os presentes (22h00) e o dia fecha com uma queimada (23h30). O programa conta ainda com jogos tradicionais para toda a família (17h00).
No domingo há café na panela com biscoitos (10h00) e um almoço (12h00). Durante a tarde, pelas 15h00, o Coro Mozart – Lusitânia sobe ao palco e terá no reportório temas tradicionais, seguido da desfolhada (15h30) e de um passeio de póneis (16h00).
Do programa faz ainda parte as atuações do Rancho Folclórico de Mundão (16h30) e uma arruada de bombos (19h30).