No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A aldeia do Couto do Mosteiro, no concelho de Santa Comba Dão, celebra no fim de semana de 29 e 30 de outubro a iniciativa “Mosteirando”, que assinala a história e a tradição da localidade recentemente classificada como Aldeia de Portugal.
O evento, organizado pela Câmara de Santa Comba Dão e pela União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, visa envolver a comunidade “na redescoberta e afirmação do património, gastronomia, usos e costumes, na valorização das memórias, no estreitamento de laços e na partilha de saberes e afetos”, celebrando a identidade do Couto do Mosteiro enquanto Aldeia de Portugal.
Segundo os promotores, a iniciativa conta com “um programa para todos os gostos e idades”, incluindo uma feira de artes e ofícios, animação, oficinas, jogos tradicionais, magusto, almoços gastronómicos, uma caminhada histórica, uma palestra, um carrossel medieval e uma roda da memória.
O evento conta com o apoio da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, da Associação de Estudos do Baixo Dão, do Centro Cultural Recreativo e Social da Gestosa e do Agrupamento de Escuteiros 306 de Santa Comba Dão.