A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O queijo Serra da Estrela vai ser novamente destacado na 10.ª edição da Festa do Pastor e do Queijo em Mosteiro, no concelho de Aguiar da Beira. O evento acontece este domingo (3 março), em Mosteiro, uma localidade pertencente à freguesia de Penaverde.
A iniciativa organizada pela Câmara divulgou agora o cartaz da edição deste ano, que visa “promover o Queijo Serra da Estrela, as queijeiras e os produtores de gado do concelho”.
A Festa do Pastor e do Queijo começa com a caminhada “Rota do Pastor e do Queijo”, um percurso de sete quilómetros com um grau de dificuldade fácil. Esta é a primeira caminhada a contar para o Passaporte do Caminheiro, permitindo desfrutar dos pastos e degustar o queijo da Serra. As inscrições podem ser realizadas no próprio dia ou online neste site.
A arruada animada pelo grupo de concertinas Clave de Sol inicia às 09h30, seguindo-se a receção às entidades oficiais marcada para as 10h00 e a visita à feira do gado e ao mercadinho “Aguiar à Vossa Beira”.
Será ainda realizado o Concurso de Ovinos e Caprinos a partir das 10h10. A prova visa promover o convívio entre os produtores de gado, divulgar a atividade e premiar as qualidades dos animais. Os prémios serão entregues pelas 14h00.
Às 11h15 ocorre a cerimónia de abertura, seguindo-se o reconhecimento às queijeiras do concelho de Aguiar da Beira.
O programa conta ainda com momentos musicais proporcionados pelo Rancho Folclórico de Penaverde (10h45) e pelo grupo “Siga a Farra” (15h00). A habitual mostra e prova de queijo começa às 12h30, na altura em que também arranca o almoço regional.
A Festa do Pastor e do Queijo de Aguiar da Beira tem atraído vários visitantes ao longo dos anos, com a autarquia local a esforçar-se para introduzir novidades ao evento, tornando o certame “ainda mais atraente aos visitantes e fazer com que as tradições relacionadas com a pastorícia e o Queijo da Serra nunca sejam esquecidas”.