No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…
Com 91 anos, o Sr. Manuel Cardoso tem memória fina, mão firme…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A importância e o impacto do turismo interno na próxima década vai estar em debate em mais um fórum “Vê Portugal”, organizado pela Turismo Centro de Portugal. A edição deste ano decorre de 2 a 4 de junho, em Anadia, com o tema “O Turismo Interno na Estratégia Turismo 2035”.
A iniciativa, que decorre anualmente, vai reunir vários especialistas nacionais e internacionais, “para debater as melhores práticas, tendências e estratégias que moldam o presente e o futuro do turismo no território português”. O objetivo, segundo a organização, é promover “um olhar aprofundado e colaborativo sobre o papel que este segmento desempenhará na próxima década”.
Pela primeira vez, o evento, apoiado pela Turismo de Portugal, vai contar com a colaboração de todas as entidades regionais de turismo: Porto e Norte, Lisboa, Alentejo e Ribatejo e Algarve.
Durante três dias, o programa incluiu sessões temáticas, reuniões entre empresas, a iniciativa “Conhecer para Promover Anadia” e o jantar oficial “Vê Portugal”. A iniciativa promove ainda homenagens e entrega de prémios, como o Prémio de Empreendedorismo “José Manuel Alves” e o de Melhores Teses Académicas.
O fórum arranca no dia 2 de junho (segunda-feira) com as reuniões entre empresas, no Museu do Vinho da Bairrada, entre as 17h00 e as 19h00.
“Nestas reuniões, os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais ficarão a conhecer a oferta turística da região Centro de Portugal, com especial incidência na Região de Aveiro, e poderão assim estabelecer oportunidades de negócio para o futuro”, refere a organização.
Estes encontros B2B (business-to-business), deverão contar com dezenas de inscritos, entre os que irão oferecer serviços (buyers), sendo convidados pela organização, e quem procura conhecê-los (suppliers).
O segundo dia de fórum (3 de junho) marca o arranque da iniciativa com a sessão de abertura marcada para as 9h30 e que conta com a presença do secretário Estado Turismo, Pedro Machado, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, e a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Belém, autarquia anfitriã do evento.
“Este momento de boas-vindas simboliza o compromisso das entidades organizadoras e parceiras com a construção de um turismo mais próximo das pessoas, das regiões e das identidades locais. Com a presença de representantes institucionais de referência no panorama nacional e regional, esta sessão assinala o arranque de dias de reflexão, debate e inspiração, que irão certamente contribuir para traçar o futuro do turismo interno no âmbito da Estratégia Turismo 2035”, refere a organização.
O primeiro painel está agendado para as 10h00, com o tema “Enoturismo: como um ativo incontornável do turismo interno”, da responsabilidade da Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A sessão conta com a participação da presidente da Comissão Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Dora Simões, o presidente da Associação das Empresas do Vinho do Porto, António Filipe, o diretor da Vinitur, João Marinho Falcão, e a jornalista Lúcia Gonçalves. A moderação é do presidente da Turismo Porto e Norte Portugal, Luís Pedro Martins.
“Este painel reúne vozes de referência do setor, desde a produção à promoção, do jornalismo especializado à inovação na oferta enoturística – para debater como este segmento pode reforçar o turismo interno, criar valor para as comunidades e afirmar Portugal como destino vínico de excelência”, esclarece a organização.
A Turismo Centro de Portugal apresenta o segundo painel, pelas 12h00, com o tema “Produtos, mercados e estratégia: caminhos para a internacionalização”, que será moderado pelo presidente da entidade, Rui Ventura.
A sessão conta com a presença de vários oradores como a administradora do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, o presidente do MS Group, Pedro Mesquita, e a diretora-geral da DTravel DMC Portugal, Elisabete João.
“Este painel será espaço de análise, partilha e construção de propostas para um turismo mais competitivo, diversificado e sustentável, à escala global”, destaca.
Anadia, cidade anfitriã, será a estrela da atividade que se segue (15h00), onde os participantes são convidados a “descobrirem a autenticidade, os sabores e as paisagens de Anadia, numa série de visitas guiadas”.
“Mais do que um simples roteiro, esta iniciativa é uma imersão no coração da região: das vinhas às termas, da herança vitivinícola ao património natural e cultural, passando por projetos inspiradores que refletem o dinamismo e a identidade local”, refere a organização.
Este segundo dia encerra com o habitual jantar oficial “Vê Portugal”, pelas 20h00. Nessa altura acontece ainda a entrega dos prémios José Manuel Alves, que apoiam projetos inovadores no setor do Turismo, e os prémios de Teses Académicas, que incidem sobre o Centro de Portugal.
O programa para esta noite conta ainda com homenagens a personalidades que se destacaram no setor turístico regional e nacional.
O último dia do fórum conta com três painéis que serão dinamizados pelas entidades de turismo regional das regiões de Lisboa, do Alentejo e Ribatejo e do Algarve. Haverá ainda uma sessão de conclusões pela Turismo Centro de Portugal.
A Turismo da Região de Lisboa vai apresentar a comunicação “Turismo de natureza na região de Lisboa”, pelas 9h30, com a moderação da presidente da entidade e a presença de vários oradores como o presidente da Tapada Nacional de Mafra, Carlos Pais, o presidente da Marinha do Tejo, Rui Rosado, e a coordenadora do Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA), Sandra Paiva.
“Esta sessão reúne protagonistas de projetos de referência que têm vindo a promover uma relação equilibrada entre conservação, fruição e desenvolvimento turístico sustentável”, esclarece a organização.
O painel da Turismo do Alentejo e Ribatejo vai debater “A Paisagem – o ativo turístico do Alentejo” e conta com a presença do presidente da entidade na moderação e terá representados a Turaventur – Aventura e Turismo, por Ana Barbosa, Nelson Raimundo, que é gestor hoteleiro, e a diretora da Casas Branca, Monica McGill, Diretora Casas Branca.
“Este painel propõe uma reflexão sobre o papel da paisagem enquanto ativo turístico estruturante: não só como atrativo visual, mas como elemento central de um modelo de turismo sustentável, vivido com tempo, consciência e respeito. Mais do que um recurso, a paisagem é no Alentejo um valor cultural, ambiental e económico. Será um espaço para pensar como preservar, valorizar e promover um dos maiores patrimónios do Alentejo: a sua paisagem”, destaca.
O painel da Turismo do Algarve está marcado para as 15h00 e debate a “Importância do mercado interno na atividade turística nacional”. A sessão conta com a moderação do presidente da entidade, André Gomes.
Como oradores, o painel terá o diretor-geral da AP Hotels & Resorts, Emanuel Freitas, a secretária geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Ana Jacinto, a vice-presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Raquel Oliveira, e o diretor da Everything is New, Álvaro Covões.
“Este painel convida à análise do peso atual e do potencial futuro do mercado interno enquanto motor estratégico da atividade turística. Com a presença de agentes económicos, associações do setor e especialistas, esta sessão será um momento de partilha e debate sobre como transformar a força do turismo interno numa alavanca para o desenvolvimento equilibrado do território nacional”, refere a organização.
A última sessão do dia, marcada para as 16h30, terá como objetivo apresentar as conclusões do fórum e tem como moderador o presidente da Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Os oradores são os presidentes das várias entidades regionais: Luís Pedro Martins da Turismo Porto e Norte, Rui Ventura, do Turismo Centro de Portugal, Carla Salsinha, do Turismo de Lisboa, José Santos, da Turismo Alentejo e Ribatejo e André Gomes, da Turismo Algarve.
“É o momento para consolidar ideias, identificar prioridades e projetar caminhos para o futuro do turismo interno em Portugal. As visões apresentadas refletem a diversidade do território, mas também a vontade comum de construir um setor mais coeso, inovador e sustentável”, refere.
A sessão de encerramento, que conta com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, acontece às 17h30, e apresenta-se como um “momento de reconhecimento e projeção”.
“Reconhecimento pelo trabalho das entidades envolvidas, pelos contributos de todos os participantes, oradores e moderadores, e pela hospitalidade da cidade anfitriã. Projeção porque daqui saem ideias, propostas e linhas de ação que irão alimentar a construção da Estratégia Turismo 2035, com base em territórios vivos, sustentáveis e próximos das pessoas”, sublinha a organização do evento.
Além de Luís Montenegro, a sessão de encerramento conta com as intervenções do presidente da Confederação Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, e a presidente da Câmara Municipal Anadia, Maria Teresa Belém.