Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Governo apoia obras em associações de Carregal do Sal e Tondela

Governo apoia obras em associações de Carregal do Sal e Tondela

pub
 Governo apoia obras em associações de Carregal do Sal e Tondela - Jornal do Centro
14.04.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Governo apoia obras em associações de Carregal do Sal e Tondela - Jornal do Centro
14.04.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Governo apoia obras em associações de Carregal do Sal e Tondela - Jornal do Centro

O secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, presidiu ontem (13 de abril) à assinatura dos protocolos de apoio a obras em duas coletividades dos concelhos de Carregal do Sal e Tondela.

As obras na Associação Cultural e Desportiva de Beijós e na Associação Recreio do Caramulo vão ser comparticipadas em cerca de 100 mil euros pelo Governo, através do programa Equipamentos.

Em Tondela, Carlos Miguel presidiu à assinatura do protocolo de financiamento das obras na Associação Recreio do Caramulo para a instalação da creche na sede da instituição, que tem enfrentado dificuldades e recebido apoios da autarquia local.

O protocolo prevê um investimento de 100 mil euros, suportado a metade pelo Governo e pela Câmara de Tondela. Atualmente, a creche funciona em instalações cedidas pela Junta de Freguesia do Guardão.

No final da assinatura do acordo a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges (PSD), destacou a importância deste investimento para o concelho e para a Serra do Caramulo, um território que, diz, “merece ser acarinhado e que por vezes é um bocadinho esquecido” pelo poder central.

“Este é um passo que damos para garantir que o despovoamento não continua a acontecer e não continua a lapidar aquilo que são os nossos territórios do interior”, sustentou a autarca social-democrata, acrescentando que a instalação da creche irá não só beneficiar e ajudar a fixar as famílias que já vivem nas freguesias da serra, como também a atrair mais jovens casais.

Já Carlos Miguel prometeu que o Governo continuará a ser parceiro deste projeto que visa um “melhor serviço público” prestado ao cidadão e admitiu que a candidatura podia ter sido apoiada pela Segurança Social (SS). “Percebemos as necessidades e as dificuldades em chegar à SS e até nós no Governo, eu próprio tenho uma dificuldade enorme em contactar a SS”, alegou.

“Não estou aqui de má vontade porque deveria ser a SS. Não, percebendo a necessidade e se a gente consegue acolhê-la avançarmos, com certeza que sim. Se o território, através da senhora presidente de Câmara, entende que esta é a necessidade primordial, sem prejuízo de todas as outras, aqui estamos”, enfatizou.

As obras de remodelação do Recreio, com vista à instalação da creche, deverão arrancar brevemente a pensar já no próximo ano letivo, que arranca em setembro. Quatro salas da associação vão ser requalificadas para receber as crianças.

“Um território sem crianças é um território sem futuro. Há um ano estávamos a discutir se haveria crianças neste território que justificassem esta obra, hoje a creche do Caramulo tem a frequência de 14 crianças e no próximo mês irá receber mais quatro, o que irá perfazer 18. Um ano depois são os números que nos dão ânimo para continuar com esta caminhada”, disse o presidente da associação, Milton Fernandes.

Em março, a autarquia de Tondela aprovou um apoio de 90 mil euros à Recreio do Caramulo Creche no Caramulo recebe apoio da autarquia para evitar encerramento frequentada por 12 crianças e evitar o seu encerramento.

“Esta é a única valência creche na serra do Caramulo e que dá resposta não só às freguesias do concelho de Tondela, mas também a várias freguesias vizinhas dos concelhos limítrofes” como Vouzela, Oliveira de Frades e Águeda, referiu na altura a presidente da autarquia, Carla Antunes Borges (PSD).

Em comunicado, o executivo explicou ainda que “o subsídio vem minorar o desequilíbrio financeiro e o défice de exploração da instituição social no primeiro semestre do presente ano letivo, que comprometem o desenvolvimento e continuidade em atividade da creche”.

No ano passado, a Câmara assinou um primeiro protocolo com a instituição, no valor de 30 mil euros, “que visava apoiar as atividades a realizar no primeiro período, tornando assim possível que a creche continuasse aberta”, numa altura em que dava resposta a cinco crianças.

Mais de 95 mil euros para nova cobertura em Beijós
Já em Carregal do Sal, o contrato de financiamento para a reconstrução da cobertura da sede na Associação de Beijós prevê a comparticipação em 47.894 euros, num investimento superior a 95 mil euros.

O presidente da Junta de Freguesia de Beijós, Carlos Baptista, realçou que a requalificação tinha sido projetada em 2018 e que ela era de “extrema necessidade” para a associação e a comunidade locais.

O autarca sensibilizou ainda Carlos Miguel para outras obras necessárias, nomeadamente em sedes de juntas de freguesia “que necessitam de ser modernizadas e requalificadas para melhor servirem os seus fregueses”.

Já o presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino (PS), sublinhou a proximidade entre os poderes central e local e recordou outros projetos no concelho que necessitam de apoio, como as obras na associação Pais-Em-Rede, em Travanca de São Tomé.

Carlos Miguel enalteceu o trabalho das associações e sublinhou a importância dos apoios do programa Equipamentos. Apesar de reconhecer que não contemplam verbas avultadas, o secretário de Estado disse que as verbas “fazem a diferença e acalentam as comunidades”.

pub
 Governo apoia obras em associações de Carregal do Sal e Tondela - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Governo apoia obras em associações de Carregal do Sal e Tondela - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar