A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, presidiu ontem (13 de abril) à assinatura dos protocolos de apoio a obras em duas coletividades dos concelhos de Carregal do Sal e Tondela.
As obras na Associação Cultural e Desportiva de Beijós e na Associação Recreio do Caramulo vão ser comparticipadas em cerca de 100 mil euros pelo Governo, através do programa Equipamentos.
Em Tondela, Carlos Miguel presidiu à assinatura do protocolo de financiamento das obras na Associação Recreio do Caramulo para a instalação da creche na sede da instituição, que tem enfrentado dificuldades e recebido apoios da autarquia local.
O protocolo prevê um investimento de 100 mil euros, suportado a metade pelo Governo e pela Câmara de Tondela. Atualmente, a creche funciona em instalações cedidas pela Junta de Freguesia do Guardão.
No final da assinatura do acordo a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges (PSD), destacou a importância deste investimento para o concelho e para a Serra do Caramulo, um território que, diz, “merece ser acarinhado e que por vezes é um bocadinho esquecido” pelo poder central.
“Este é um passo que damos para garantir que o despovoamento não continua a acontecer e não continua a lapidar aquilo que são os nossos territórios do interior”, sustentou a autarca social-democrata, acrescentando que a instalação da creche irá não só beneficiar e ajudar a fixar as famílias que já vivem nas freguesias da serra, como também a atrair mais jovens casais.
Já Carlos Miguel prometeu que o Governo continuará a ser parceiro deste projeto que visa um “melhor serviço público” prestado ao cidadão e admitiu que a candidatura podia ter sido apoiada pela Segurança Social (SS). “Percebemos as necessidades e as dificuldades em chegar à SS e até nós no Governo, eu próprio tenho uma dificuldade enorme em contactar a SS”, alegou.
“Não estou aqui de má vontade porque deveria ser a SS. Não, percebendo a necessidade e se a gente consegue acolhê-la avançarmos, com certeza que sim. Se o território, através da senhora presidente de Câmara, entende que esta é a necessidade primordial, sem prejuízo de todas as outras, aqui estamos”, enfatizou.
As obras de remodelação do Recreio, com vista à instalação da creche, deverão arrancar brevemente a pensar já no próximo ano letivo, que arranca em setembro. Quatro salas da associação vão ser requalificadas para receber as crianças.
“Um território sem crianças é um território sem futuro. Há um ano estávamos a discutir se haveria crianças neste território que justificassem esta obra, hoje a creche do Caramulo tem a frequência de 14 crianças e no próximo mês irá receber mais quatro, o que irá perfazer 18. Um ano depois são os números que nos dão ânimo para continuar com esta caminhada”, disse o presidente da associação, Milton Fernandes.
Em março, a autarquia de Tondela aprovou um apoio de 90 mil euros à Recreio do Caramulo Creche no Caramulo recebe apoio da autarquia para evitar encerramento frequentada por 12 crianças e evitar o seu encerramento.
“Esta é a única valência creche na serra do Caramulo e que dá resposta não só às freguesias do concelho de Tondela, mas também a várias freguesias vizinhas dos concelhos limítrofes” como Vouzela, Oliveira de Frades e Águeda, referiu na altura a presidente da autarquia, Carla Antunes Borges (PSD).
Em comunicado, o executivo explicou ainda que “o subsídio vem minorar o desequilíbrio financeiro e o défice de exploração da instituição social no primeiro semestre do presente ano letivo, que comprometem o desenvolvimento e continuidade em atividade da creche”.
No ano passado, a Câmara assinou um primeiro protocolo com a instituição, no valor de 30 mil euros, “que visava apoiar as atividades a realizar no primeiro período, tornando assim possível que a creche continuasse aberta”, numa altura em que dava resposta a cinco crianças.
Mais de 95 mil euros para nova cobertura em Beijós
Já em Carregal do Sal, o contrato de financiamento para a reconstrução da cobertura da sede na Associação de Beijós prevê a comparticipação em 47.894 euros, num investimento superior a 95 mil euros.
O presidente da Junta de Freguesia de Beijós, Carlos Baptista, realçou que a requalificação tinha sido projetada em 2018 e que ela era de “extrema necessidade” para a associação e a comunidade locais.
O autarca sensibilizou ainda Carlos Miguel para outras obras necessárias, nomeadamente em sedes de juntas de freguesia “que necessitam de ser modernizadas e requalificadas para melhor servirem os seus fregueses”.
Já o presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino (PS), sublinhou a proximidade entre os poderes central e local e recordou outros projetos no concelho que necessitam de apoio, como as obras na associação Pais-Em-Rede, em Travanca de São Tomé.
Carlos Miguel enalteceu o trabalho das associações e sublinhou a importância dos apoios do programa Equipamentos. Apesar de reconhecer que não contemplam verbas avultadas, o secretário de Estado disse que as verbas “fazem a diferença e acalentam as comunidades”.