exército ctoe força destacada
dolmén antelas 2
andre cunha
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Greve impede toma da vacina contra a Covid-19 em Viseu

Greve impede toma da vacina contra a Covid-19 em Viseu

pub
 Greve impede toma da vacina contra a Covid-19 em Viseu - Jornal do Centro
12.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Greve impede toma da vacina contra a Covid-19 em Viseu - Jornal do Centro
12.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Greve impede toma da vacina contra a Covid-19 em Viseu - Jornal do Centro

A greve da Função Pública desta sexta-feira (12 de novembro) está a impedir a administração das vacinas contra a Covid-19 no centro de vacinação de Viseu.

No Pavilhão Multiusos, os enfermeiros só estão a dar as vacinas contra a gripe. A informação foi adiantada ao Jornal do Centro pela coordenadora do centro, Maria Albernaz.

A enfermeira diz que a greve já causou “algum impacto na medida em que, para fazer a vacina Covid, é necessária uma equipa multidisciplinar onde duas categorias de profissionais estão ausentes o que inviabiliza a vacinação”. A vacina contra a Covid-19 só é viabilizada com a presença de diversos profissionais, incluindo médicos.

“A da gripe é possível, já que houve alguns enfermeiros que não aderiram à greve. Por isso, estão a fazer a vacinação da gripe normalmente”, acrescenta.

Segundo Maria Albernaz, o centro de vacinação tinha hoje “o agendamento na capacidade máxima, que é de cerca de 700 utentes, através do agendamento central na hora marcada”. “Destes utentes agendados, apenas 65 fariam em simultâneo a vacina da Covid e da gripe. Todos os outros fariam só gripe”, diz.

Quem não foi vacinado contra o novo coronavírus pode receber a dose de reforço quando quiser. Este fim de semana, há “Casa Aberta” para a toma da terceira dose da vacina contra a covid-19 para os maiores de 80 anos.

“Nós estamos com a capacidade máxima instalada para vacinar todas as pessoas”, afirma a coordenadora.

Ainda em Viseu, apenas três por cento dos idosos com mais de 65 anos receberam já as três doses da vacina contra a Covid. A maioria só deverá ser vacinada entre janeiro e fevereiro, uma vez que é preciso um compasso de espera de seis meses para a terceira toma.

“São mais de 22 mil pessoas nesta circunstância e nós estamos com uma taxa de vacinação de três por cento. Relativamente aos 80 e mais anos, creio que a percentagem será muito maior mas não tenho os dados”, acrescenta Maria Albernaz.

O centro de vacinação de Viseu tem uma capacidade para atender 700 pessoas por dia e está aberto entre as 9h00 e as 17h00.

Já a vacinação dos profissionais do setor social e dos bombeiros que transportam os doentes com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 vai começar no dia 22 de novembro. Antes disso, começam a ser vacinados os profissionais de saúde, a partir da próxima segunda-feira (dia 15).

Segundo o Governo, já foram administrados um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 400 mil terceiras doses da vacina contra a Covid-19.

pub
 Greve impede toma da vacina contra a Covid-19 em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Greve impede toma da vacina contra a Covid-19 em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar