Camara Municipal de Mangualde
estgv _ Politecnico de Viseu
Incêndio em Fornos de Algodres
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Há duas bandas Gipsy Kings: uma vai para Tondela e a outra atua em Viseu

Há duas bandas Gipsy Kings: uma vai para Tondela e a outra atua em Viseu

Bandas lideradas por fundadores do grupo original têm concertos agendados para agosto e setembro na Feira de São Mateus, em Viseu, e na FICTON, em Tondela

 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
24.07.25
fotografia: Foto de arquivo
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
24.07.25
Fotografia: Foto de arquivo
pub
 Há duas bandas Gipsy Kings: uma vai para Tondela e a outra atua em Viseu

Os Gipsy Kings vão ter duas atuações este verão na região de Viseu, mas não são os mesmos. A Feira de São Mateus vai receber os Gipsy Kings by André Reyes no dia 30 de agosto, enquanto os Gipsy Kings by Diego Baliardo atuarão a 15 de setembro na FICTON, em Tondela.

Confuso? A forma como os Gipsy Kings estão ‘divididos’ em grupos com o mesmo nome, mas diferentes, pode ser explicada desta forma: as duas bandas que vão atuar em Viseu e Tondela são encabeçadas por fundadores do grupo original que se dividiu em 2015, após cerca de 40 anos de carreira.

Desde a separação, são várias as formações musicais que têm dado continuidade à música do grupo histórico que ficou conhecido com músicas como “Bamboléo”, “Volare” e “Djobi, Djoba”. Cada um desses grupos reivindica uma parte do legado musical dos Gipsy Kings, com concertos em todo o mundo.

Além disso, esta não é a primeira vez que as várias incarnações dos Gipsy Kings atuam no distrito de Viseu. Já em 2019, o grupo de André Reyes atuou na Feira de São Mateus. E, em 2022, a formação de Diego Baliardo esteve no Douro & Porto Wine Festival, em Lamego.

Liderando uma banda que integra elementos da sua família, André Reyes é o irmão de Nicolas Reyes, o vocalista original dos Gipsy Kings e que continua a atuar ao lado do guitarrista Tonino Baliardo. Por sua vez, Diego Baliardo é irmão de Tonino.

Em 2019, André Reyes chegou a ser alvo de uma queixa dos Gipsy Kings originais por causa do uso do nome do grupo. Nicolas Reyes e Tonino Baliardo argumentaram que os fãs poderiam ficar dececionados com o facto de os elementos da banda de André Reyes não serem os mesmos que formaram parte do grupo inicial. Ainda assim, as partes chegaram a acordo a tempo de uma digressão de André Reyes na Austrália.

Já em 2024, Nicolas Reyes e Tonino Baliardo voltaram a avançar com uma queixa pelo suposto uso do nome dos Gipsy Kings, desta vez por causa de concertos em Marrocos com a banda de Patchai Reyes, outro ex-elemento do grupo.

O advogado de Nicolas e Tonino argumentou que o uso do nome por Patchai enganaria o público e chegou a citar decisões judiciais que afirmavam que apenas Nicolas e Tonino poderiam usar o nome Gipsy Kings. Na altura, Reyes e Baliardo não excluíram ainda tomar ações semelhantes a nível global contra qualquer uso indevido do nome Gipsy Kings.

A formação original foi criada em 1979, em Arles (França), por membros das famílias ciganas Reyes e Baliardo, descendentes dos músicos flamencos José Reyes e Manitas de Plata. Desde então, os Gipsy Kings venderam milhões de discos em todo o mundo e tornaram-se populares com as suas canções de inspiração flamenca.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar