No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As autoridades de saúde pública de Viseu alertaram esta quinta-feira (1 de julho) para o aumento do número de casos de pessoas infetadas com Covid-19 que escondem os contactos e os locais onde estiveram nos últimos dias.
O alerta foi feito à margem do último ponto de situação da pandemia no concelho, realizada esta tarde. Viseu tem assistido a um aumento significativo de novos casos de infeção nos últimos dias.
Aos jornalistas, a delegada de saúde Sara Dias disse que algumas pessoas com casos Covid têm vindo a ocultar informações às autoridades “por algum receio”. Algo que, acrescentou, preocupa a Saúde Pública.
“Preocupa-nos muito porque assim não conseguimos quebrar a cadeia de transmissão precocemente e, por vezes, só nos apercebemos que a pessoa esteve em contacto quando a outra pessoa já vem positivo e isso já gerou uma cadeia de transmissão muito grande”, disse.
A médica garantiu que só uma pequena percentagem de infetados oculta de facto as devidas informações.
No entanto, Sara Dias revelou ainda que há também quem recuse estar isolado e fazer o teste de despiste.
Segundo a delegada de saúde, algumas pessoas têm vindo a contestar as medidas de isolamento profilático.
A médica lembrou que, quando há um contacto de alto risco, “as pessoas têm de estar isoladas independentemente do estado vacinal”, mas, mesmo assim, “temos assistido a algumas situações em que as pessoas contestam estas medidas que são fundamentais, porque se a pessoa estiver isolada e ficar positiva, já não vai transmitir a infeção a mais ninguém”.
Sara Dias acrescentou ainda as recusas na realização dos testes à Covid-19, “apesar de amplamente disseminados e gratuitos”. Um cenário que, frisou, também preocupa as autoridades de saúde de Viseu.