joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Destaque » Incêndios: Autarquia de Nelas recebe 788 mil euros de apoio

Incêndios: Autarquia de Nelas recebe 788 mil euros de apoio

Câmara recebe apoio para recuperar infraestruturas municipais danificadas pelos incêndios de setembro de 2024

 Incêndios: Autarquia de Nelas recebe 788 mil euros de apoio
21.03.25
fotografia: Facebook Câmara de Nelas
partilhar
 Incêndios: Autarquia de Nelas recebe 788 mil euros de apoio
21.03.25
Fotografia: Facebook Câmara de Nelas
pub
 Incêndios: Autarquia de Nelas recebe 788 mil euros de apoio

A Câmara de Nelas vai receber 788 mil euros do Fundo de Emergência Municipal (FEM) para recuperar infraestruturas municipais danificadas pelos incêndios de setembro de 2024. O contrato-programa foi assinado esta quinta-feira (20 de março) na presença do ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

O município de Nelas vai receber 788.127,73 euros de apoio à reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos municipais destruídos pelos fogos do ano passado, depois de se ter candidatado ao FEM. O valor refere-se ao investimento total elegível. O contrato-programa foi assinado entre a autarquia, a Direção-Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

No seu discurso, o presidente da Câmara, Joaquim Amaral, destacou o “empenho e apoio” do Governo e das entidades no processo e disse que o contrato-programa representa um “investimento para a reconstrução do território afetado, garantindo a normalidade e a qualidade de vida dos munícipes e o crescimento dos territórios com equidade”, refere numa nota a autarquia de Nelas.

Já o ministro Manuel Castro Almeida defendeu o trabalho do Governo, dizendo que a tutela sempre se empenhou “em garantir que os municípios tenham os recursos necessários para a recuperação e reconstrução dos seus territórios, assegurando o bem-estar das populações”.

O governante também elogiou a “prontidão” da Câmara de Nelas em encontrar apoios para os munícipes afetados pelos fogos e a “celeridade” no processo de candidatura ao FEM, agora concluído.

Segundo a Câmara de Nelas, os apoios consignados no contrato-programa abrangem “obras necessárias para garantir a segurança de pessoas e bens, nomeadamente em equipamentos desportivos, recreativos e de lazer, infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento básico, recuperação de vias e arruamentos, incluindo a sinalização rodoviária”.

As intervenções foram sinalizadas no levantamento que a Câmara de Nelas enviou à CCDRC no final do ano passado.

A cerimónia de ontem teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e também contou com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, e da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno. No mesmo evento, foram atribuídos os últimos subsídios excecionais a agricultores de Nelas afetados pelos fogos do ano passado.

Além de Nelas, também o município de Mangualde tem concluído o processo de atribuição dos apoios na sequência dos incêndios. As verbas visam ajudar agricultores e recuperar casas e equipamentos municipais.

Os incêndios rurais em 2024 registaram a terceira maior área ardida da última década, totalizando 136.424 hectares, a maioria consumida pelos fogos de setembro (o distrito de Viseu foi das zonas mais afetadas).

pub
 Incêndios: Autarquia de Nelas recebe 788 mil euros de apoio

Outras notícias

pub
 Incêndios: Autarquia de Nelas recebe 788 mil euros de apoio

Notícias relacionadas

Procurar