Bispo papa francisco
Reunião Cm Tondela 22 abril 2025 2
urgencias_0
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.04.25

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
joão azevedo lordosa viseu a24
Home » Notícias » Diário » Incêndios: Mangualde e Nelas já receberam totalidade do apoio do Governo

Incêndios: Mangualde e Nelas já receberam totalidade do apoio do Governo

Concelhos viram concluídos os processos de atribuição de apoios, no âmbito das ajudas aos territórios afetados pelos incêndios de 2024

 Incêndios: Mangualde e Nelas já receberam totalidade do apoio do Governo - Jornal do Centro
20.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Incêndios: Mangualde e Nelas já receberam totalidade do apoio do Governo - Jornal do Centro
20.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: Mangualde e Nelas já receberam totalidade do apoio do Governo - Jornal do Centro

Mangualde, Nelas e Amarante são os três primeiros concelhos a verem concluídos os processos de atribuição de apoios, no âmbito das ajudas aos territórios afetados pelos incêndios de 2024, anunciou o Governo.

O gabinete do ministro Adjunto e da Coesão Territorial afirmou, em comunicado, que os apoios visam ajudar agricultores, recuperar casas e equipamentos municipais.

A resposta pública “mostrou que o Governo, as CCDR [comissões de coordenação e desenvolvimento regional] e as autarquias podem trabalhar em conjunto de forma articulada, rápida e eficiente para resolver os problemas das pessoas”, afirmou o ministro, que visita os três municípios na quinta-feira.

“Seis meses depois dos incêndios, estas populações afetadas nas suas residências, na atividade agrícola e em várias infraestruturas públicas, vão receber a totalidade dos pagamentos a que se candidataram e todos os adiantamentos para a recuperação de casas a que têm direito”, disse Castro Almeida, citado no comunicado.

O sistema de apoios surgiu na sequência dos grandes incêndios de 2024, que atingiram as regiões Norte e Centro de Portugal, registando-se nove mortes e mais de 170 pessoas feridas.

Desde setembro, têm sido apoiados 25 municípios do Norte e Centro do país na reposição de infraestruturas e equipamentos públicos municipais, num investimento global de quase 19 milhões de euros, dos quais 85% são comparticipados pelo Estado.

Os apoios para a recuperação de casas registam 45 candidaturas no Centro (28 já com apoios atribuídos, num total de 1,9 milhões de euros) e 29 na região Norte (28 aprovadas, num total de 928 mil euros).

Segundo o ministério, foram também indemnizados 4.447 agricultores com apoios até seis mil euros (14,7 milhões de euros), sobretudo para produtores da região Centro (10,5 milhões de euros).

De acordo com o comunicado, “estão também em curso os apoios a várias empresas para recuperação de instalações, equipamentos e ‘stocks’”.

Citado no comunicado, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial afirmou que, seis meses depois dos incêndios, o Governo está a começar “a concluir, concelho a concelho, estes programas de apoio”.

Apesar disso, Castro Almeida admitiu que é necessário ultrapassar “os bloqueios ainda existentes, por forma a concluir todo o trabalho no menor prazo possível”, aproveitando a deslocação de quinta-feira para avaliar o processo com as CCDR.

Os incêndios rurais em 2024 registaram a terceira maior área ardida da última década, totalizando 136.424 hectares, a maioria consumida pelos fogos de setembro (o distrito de Viseu foi das zonas mais afetadas).

Segundo a resolução do Conselho de Ministros que determina o âmbito territorial dos apoios a serem prestados na sequência dos incêndios, havia mais de 60 concelhos elegíveis para pedido de apoio.

pub
 Incêndios: Mangualde e Nelas já receberam totalidade do apoio do Governo - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Incêndios: Mangualde e Nelas já receberam totalidade do apoio do Governo - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar