Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
O presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe lançou um apelo urgente à população para que se una na defesa das aldeias do concelho, severamente atingidas pelo incêndio que há cinco dias atinge vários concelhos do distrito de Viseu.
As chamas estão a entrar na zona urbana com muita violência e a ameaçar várias habitações, confirmaram ao Jornal do Centro alguns moradores que pediam às pessoas para deixar tudo para trás.
Nas redes sociais, Carlos Santos deixou um grito de alerta: “reunam os meios que dispõem e defendam as vossas freguesias”, lê-se na publicação.
Segundo o autarca, apesar dos esforços do Município e da Proteção Civil Municipal, que têm solicitado mais meios terrestres e aéreos, as limitações continuam a dificultar o combate às chamas. Nesse sentido, o autarca pede a todos os sernancelhenses que se mantenham atentos e solidários.
“Estejam alerta, juntem esforços e defendam as vossas terras. Reúnam os meios de que dispõem e protejam as vossas freguesias. Só unidos conseguiremos ultrapassar esta fase difícil e desafiante”, afirmou.
Sublinhando a coragem e a dedicação já demonstradas pela população, o presidente destacou: “Temos testemunhado a força do povo de Sernancelhe e a sua abnegação na defesa das freguesias. Nesta fase somos um por todos e todos por um”.
O edil assegura que o Município “tudo tem feito” para apoiar as populações e salienta, uma vez mais, que é “fundamental o envolvimento de todos para proteger pessoas, habitações e bens”.
Este incêndio que teve origem em dois – Sátão (distrito de Viseu) e Trancoso (distrito da Guarda) – tornou-se um só e alastrou-se a 11 municípios destes dois distritos: Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono e São João da Pesqueira (distrito de Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Mêda, Celorico da Beira e Vila Nova de Foz Coa (distrito da Guarda).